Os vereadores do PCP no município de Lisboa apresentaram uma proposta em reunião da CML, com o propósito de alargar o fornecimento de refeições escolares às crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino no pré-escolar e primeiro ciclo, durante o mês de Agosto.
Tratava-se de uma proposta de alteração às Medidas de Ação Social Escolar, definidas para o ano lectivo de 2022/2023, apresentadas pelo vereador da educação, a produzir efeitos já este ano.
Esta proposta foi reprovada com os votos contra do PSD/CDS e abstenção do PS, que inviabilizaram, esta medida apelidada de “Há gosto – refeições escolares em Agosto”.
Os vereadores do PCP consideram que, no contexto em que já se sentem os fortes impactos da desvalorização dos rendimentos das famílias, com o brutal aumento do custo de vida, e dada a recusa do PS em aumentar salários, é urgente a adoção de medidas de apoio aos estudantes e às suas famílias.
As cantinas escolares são um factor importante na alimentação das crianças e dos jovens em idade escolar, pois os hábitos alimentares e a qualidade dos alimentos têm uma estreita relação com a sua saúde, o crescimento e desenvolvimento físico e intelectual.
Com a interrupção do ano lectivo e o encerramento das escolas durante o mês de Agosto, algumas crianças ficam privadas de beneficiar das refeições escolares, essencial para o seu desenvolvimento e crescimento.