Os vereadores do PCP na CML, João Ferreira e Carlos Moura, visitaram as instalações do Arquivo Municipal de Lisboa, onde contactaram com os trabalhadores, auscultando as suas expectativas e preocupações quanto ao seu futuro, uma vez que ainda não é certo quem passa e quem fica nas instalações do antigo arquivo que foi recuperado, ou nas que estão a ser actualmente utilizadas.
Foram identificados problemas no que respeita às
instalações, condições de trabalho no actual edifício, duvidas quanto a uma eventual divisão dos serviços do arquivo, à capacidade do antigo arquivo, agora recuperado, para receber os serviços, em particular no que se refere à sala para consulta e leitura de documento e ao acesso ao edifício das crianças que participam nas actividades do serviço educativo. Também relativamente à recuperação do antigo edifício, teme-se que esta seja uma solução de recurso, que inviabiliza a junção de todos os serviços do arquivo municipal num edifício único, juntando assim todas as suas valências, valorizando o espólio documental, um património único da cidade de Lisboa.
No final desta visita os vereadores do PCP reafirmaram o seu compromisso com os trabalhadores, de continuar a acompanhar este processo.