No passado dia 15 de Dezembro de 2016, os Vereadores do PCP, em reunião privada da CML, apresentaram a moção “40 Anos das Primeiras Eleições Autárquicas”, que ficou aprovada. Já nas sessões da AML dos dias 12 e 13 de Dezembro de 2016, os eleitos do PCP, em sessão comemorativa dos 40 anos do Poder Local Democrático, tinham destacado a importância de assinalar esta data que todos os eleitos deveriam e devem honrar, porque foi e é um pilar fundamental da Revolução de 25 de Abril de 1974 e continua a ser um caminho de participação, de construção de melhores condições de vida e de defesa dos direitos.
De seguida, pediram esclarecimentos sobre o edifício na Freguesia da Estrela que foi evacuado. Esta questão teve resposta da vereadora Paula Marques, informando que o edifício é propriedade privada, o proprietário foi intimado a fazer obras que não fez, levando ao realojamento de quem quis sair, por perigo de derrocada.
Relativamente ao Caracol da Penha de França, os eleitos do PCP defenderam que é urgente que se proceda a um levantamento de possíveis alternativas de estacionamento, permitindo assim a não destruição do Caracol da Penha, mas sim a manutenção e recuperação do espaço, dando lugar ao jardim almejado pelos moradores.
Os vereadores do PCP votaram, ainda, contra a repartição de encargos para o fornecimento dos projectos a financiar pelo Fundo de Desenvolvimento Turístico, uma vez que este fundo deveria ser canalizado para projectos de intervenção na cidade, permitindo uma melhor organização do espaço público, de limpeza, de higiene urbana, da melhor estética do espaço.
Os eleitos do PCP votaram contra a proposta de municipalização da Carris, em consonância com a posição tomada na CML, defendendo que a solução para a Carris deve ser encontrada no quadro da Área Metropolitana, nomeadamente com a criação de verdadeiras Autoridades Metropolitanas de Transportes, que cumpram esse papel: coordenação dos vários modos de transporte, de interligação com toda a Área Metropolitana.