Colina de Santana: Debates na AML não reflectem críticas do público ao encerramento de hospitais

pcp colina santana contra encerramento hospital hospitais aml lisboaA Assembleia Municipal de Lisboa aprovou as conclusões dos Debates Temáticos sobre a Colina de Santana, na semana passada, sem que estas incluam as opiniões e críticas tecidas a propósito do encerramento de hospitais naquela zona da capital. O PCP apresentou uma proposta alternativa, que foi rejeitada pela maioria PS, pelo PSD e CDS.

No passado dia 24 de Março, a Mesa da AML, presidida por Helena Roseta, apresentou e viu aprovada a sua proposta final sobre as conclusões dos Debates Temáticos sobre a Colina de Santana, que contou com os votos contra dos eleitos do PCP neste órgão.

Para o PCP, esta proposta não reflecte nem valoriza a grande maioria das opiniões e críticas sérias manifestadas pelo público interveniente no decorrer dos debates, que foram claramente contra o encerramento dos hospitais da Colina de Santana.

Neste sentido, de acordo com o que têm defendido até aqui, os eleitos do PCP na AML elaboraram uma proposta alternativa, onde consta a oposição ao encerramento dos Hospitais da Colina, que foi rejeitada pela maioria PS, pelo PSD e CDS.

Embora a proposta final da mesa tenha acolhido parcialmente três pontos da Proposta do PCP, os pontos fundamentais, que garantiam a manutenção dos Hospitais abertos ao público e que revertiam os terrenos dos Hospitais à propriedade pública, não foram incluídos.

A proposta da maioria PS, em 2013, de trazer à Assembleia Municipal a discussão sobre os projectos para a Colina de Santana, tinha a intenção, agora evidente no documento da Mesa, em não rejeitar o essencial das propostas contidas nos PIP, apesar de actualmente suspensos mas não afastados, e em elaborar um PAT (Programa de Acção Territorial) que servirá para tudo, apresentando como ponto de partida o encerramento dos hospitais, dando assim cobertura às intenções do PSD/CDS no governo e do PS no município.

O PCP declara que tudo fará para defender os Hospitais da Colina de Santana num futuro melhor para a saúde das populações da cidade e das zonas do país que servem e devem continuar a servir.