Hoje assinalam-se 5 anos da morte de Fernanda Lapa, a actriz que protagonizou inúmeros e icónicos papéis, encenou grandes dramaturgos, dirigiu extraordinários actores e teve enorme relevância no ensino e formação em teatro em Portugal.
Criou, com outras actrizes, a Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, uma Companhia onde durante 25 anos privilegiou a criação e o trabalho feminino no Teatro, promovendo e divulgando a dramaturgia de temática e escrita femininas, nacional e estrangeira.
A par da intensa carreira no teatro, Fernanda Lapa foi uma incansável lutadora pela igualdade e pela liberdade, antes e depois do 25 de Abril, destacando-se a defesa dos direitos das mulheres.
Nem PS/BE, no mandato anterior, nem PSD/CDS, neste mandato que agora termina, concretizaram a criação do Prémio Municipal de Teatro, proposto pela CDU, que homenagearia esta extraordinária mulher e contribuiria para a tão necessária reflexão em torno das questões da igualdade e do papel da mulher, problemáticas transversais a toda a sociedade.