Decorreu no passado dia 22 de Março, no Teatro Ibérico, em Xabregas, um encontro organizado pela CDU com agentes culturais da freguesia do Beato.
Esta iniciativa tinha como objectivos principais aprofundar o conhecimento sobre a actividade cultural na freguesia e dar passos para a construção de propostas para alargar o acesso à criação e fruição culturais, além de proporcionar a possibilidade de os próprios agentes culturais se conhecerem.
Confirmou-se que a actividade cultural na freguesia do Beato tem já hoje a dinâmica, a qualidade e a regularidade suficientes para que esta zona se assuma como uma nova centralidade cultural na cidade de Lisboa. No entanto, foram apresentadas carências e necessidades por parte dos criadores. Para além de questões particulares de cada um dos presentes, fazem falta a devida divulgação da actividade cultural actual à população da freguesia, a criação de uma programação coordenada que articulasse o que já existe de forma a atrair novos públicos (da freguesia e à freguesia), e apoios à produção local ao nível de espaços, nomeadamente para artistas plásticos e criação nas artes performativas que vivem ou trabalham na freguesia e vêem em risco a possibilidade de continuar a produzir a actividade cultural na freguesia do Beato.
Natacha Amaro, eleita da CDU na Assembleia Municipal de Lisboa, deu nota de algumas das propostas que foram apresentadas nos órgãos municipais, nomeadamente a que foi aprovada em Janeiro passado sobre a reabilitação e criação de espaços de ensaio e apoio às estruturas culturais da cidade, mas também do projecto da CDU para a cidade de Lisboa de uma política participada na área da cultura, que promova o efectivo acesso à criação e fruição culturais, alargando públicos, reforçando a dotação orçamental para a cultura e diversificando infra-estruturas de apoio, numa relação estreita com os agentes culturais da cidade.