Os vereadores do PCP, em 2022, apresentaram à CML uma proposta que visava homenagear os arquitetos Costa Martins e Victor Palla. Estes 2 arquitetos, duas figuras a quem a cidade deve, entre outras obras, um dos seus mais notáveis registos: o livro “Lisboa, cidade triste e alegre”, que os autores referiram como um “poema gráfico”. A celebração que este livro faz da cidade é de uma inigualável sensibilidade estética, e simultaneamente de identificação de elementos materiais e imateriais que constituem raiz da sua identidade. Este livro regista a imensa riqueza da raiz popular da cidade.
Esta homenagem contempla para além do concurso de fotografia com o título do livro “Onde está o povo de Lisboa”, uma exposição de rua com as fotografias e ainda a reedição do livro.
Ontem, dia 20 de fevereiro, decorreu, na sala de leitura do Arquivo Municipal de Lisboa, a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores, onde estiveram presentes os participantes do Concurso, representantes da CML e a Vereadora Ana Jara, enquanto subscritora da proposta que deu corpo a esta bonita homenagem.