Almoço freguesia da Ajuda – 24 de novembro

Foi com o Centro de trabalho de Alcântara cheio de camaradas e amigos, que se realizou o almoço mensal da freguesia da Ajuda, assinalando o aniversário da Revolução de Outubro, um convívio fraterno que contou com a participação de Francisco Lopes, membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP.

Na sua intervenção, Francisco Lopes refere as conquistas históricas da Revolução de Outubro e a sociedade nova que consigo transportou à época, com significativos avanços, para a União Soviética e restantes países, inspirados nas conquistas dos direitos laborais e sociais e demais elementares direitos que hoje os povos conhecem.

Francisco Lopes referiu também importantes elementos sobre as questões da Paz, a urgência de ampliar a sua defesa e a necessidade de estancar a escalada de uma perigosa guerra, para a qual o imperialismo empurra o mundo. Análise que passou quer pelo processo que, desde 2014, conduziu a Ucrânia a ser palco de uma guerra provocada (promovida e alimentada pelo imperialismo norte americano, num claro cerco histórico da NATO à Rússia), quer pelo genocídio que está a ser levado a cabo por Israel na Faixa de Gaza ao povo palestiniano e à própria existência da Palestina.

No que respeita à política nacional, um orçamento que não serve os trabalhadores, agravando as suas condições de vida, servindo assim os interesses económicos instalados.