Em Vila Franca o Partido reforça-se!

Em Vila Franca, a par da resposta às tarefas que a situação social e política coloca ao Partido, a organização tem vindo a desenvolver um importante trabalho de reforço das organizações do Partido, dando-nos nota aqui da realização das Assembleia de Organização da Freguesia de Alverca (31 Maio), Célula da Tudor (a primeira Assembleia) e  da Concelhia (14 Junho, mais de 150 delegados).


10 ª Assembleia de Organização de Alverca

Com o lema Reforçar o PCP, Lutar Por Uma Vida Melhor, no passado dia 31 de Maio, a Organização do Partido da freguesia de Alverca do Ribatejo reuniu-se em assembleia plenária para fazer um balanço geral da actividade do Partido nos últimos dois anos. Foi também o objectivo desse momento alto na vida local do Partido o potenciar da realização da 10ª Assembleia para os novos combates contra as políticas de direita, bem como o eleger de uma nova Comissão de Freguesia.

Num debate muito participado e profundo na sua análise, os militantes da freguesia de Alverca, perspectivando o que se coloca para os combates próximos, decidiram medidas de reforço do Partido, com especial ênfase para as que visam aprofundar a ligação dos militantes às tarefas e actividade geral do Partido. A Resolução Política posta à discussão e aprovada pela Assembleia apontou também como estruturante o continuar dos processos de lutas de massas e a ligação do Partido à vida e ao meio, destacando as lutas passadas e em curso (em empresas e em bairros) que levaram ao recuo das políticas PS na freguesia e no Concelho e as vitórias alcançadas pela luta dos trabalhadores e das populações.A Resolução Política vincou também as consequências das políticas de direita e concluiu que em Alverca e no restante do Concelho de Vila Franca de Xira se vive pior com o PS no Governo e nas autarquias locais.

Como tarefa geral dos comunistas da freguesia de Alverca ficou o compromisso de tudo fazer para combater os efeitos nefastos das políticas de direita do PS e de apresentar soluções e as propostas do PCP como via alternativa no rumo da freguesia e do país.

1ª Assembleia de Organização da Célula da Tudor

Realizou-se no passado Sábado dia 31 de Maio de 2008, pelas 10h. a 1ª Assembleia de Organização da Célula da Tudor, no Centro de trabalho do Partido em V.F. de Xira, que contou com a presença de Armindo Miranda da Comissão Politica do PCP, e de Adelaide Alves do Comité Central do PCP.

Depois da assembleia realizou-se um almoço convívio que contou a presença de amigos,  familiares e trabalhadores da empresa  na situação de reforma.

Durante a assembleia e depois do almoço interveio o camarada Armindo Miranda, que abordou a importância das células de empresa na organização do partido, e da necessidade do seu reforço, abordou ainda os problemas com que se debatem os trabalhadores e todos os portugueses em consequência das politicas do governo PS/Sócrates e para a necessidade do combate as estas orientações, nomeadamente ao aumento vertiginoso dos bens alimentares e da revisão do código do trabalho, e o apelo de todos para a participação activa na manifestação do próximo dia 5 de Junho em Lisboa, convocada pela CGTP-IN.

 

10ª Assembleia de Organização Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP

 

A 14-6-2008, nas instalações da CURPIFA, em Alhandra, realizou-se a 10ª Assembleia de Organização Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP, sob o lema \”A organização reforça a luta\”.

A iniciativa contou com cerca de 150 delegados e convidados, que contribuíram activamente para o sucesso desta iniciativa.

De salientar ainda a aprovação por unanimidade da Resolução Política, como ferramenta de trabalho imprescindível para a orientação do trabalho dos comunistas neste concelho, visando a obtenção dos objectivos propostos dos quais destacamos:

1 – O reforço das células de empresa como suporte essencial para o desenvolvimento da luta e instrumento fundamental para a natureza de classe do Partido e para o alargamento da sua base organizada nas empresas e locais de trabalho. Assim aprovaram-se as seguintes medidas:

 

– que o recrutamento seja considerado um ponto nas ordens de trabalho de todas as reuniões.

– Responsabilizar mais quadros (jovens) para reforçar a organização e a intervenção junto à classe operária e dos trabalhadores;

– Responsabilizar camaradas (onde ainda não há) e elaborar planos de trabalho para as empresas prioritárias: OGMA, Central de cervejas, TUDOR, Câmara/SMAS, Cimpor, Atralcipan, Jumbo/Alverca e MiniPreço/Vialonga;

– Integrar os novos militantes no trabalho das células, fazendo o levantamento dos membros do Partido com menos de 55 anos que possam ser transferidos ou ficar ligados à organização das empresas por forma a que até final de 2008 se transfira 25 camaradas para as células de empresa.

– Consolidar a célula dos Professores, responsabilizando um camarada e dando-lhe funcionamento regular.

2 – A distribuição de tarefas por mais camaradas, o controlo de execução destas, o estímulo à iniciativa e à criatividade das organizações e dos militantes, a dinamização de acções de formação ideológicas, serão medidas que ajudarão à formação e acompanhamento dos quadros e que se assumem como uma questão de decisiva importância para o reforço e dinamização da nossa organização e intervenção partidária.

3 – A necessidade de desenvolver e alargar a luta de massas em torno de questões muito diversificadas,  podendo transformar-se numa poderosa forma de resistência e luta contra a política do governo. Considerou-se que para o reforço da intervenção do Partido junto das populações é necessário mais proximidade das comissões de freguesia às populações, mais acompanhamento dos seus reais problemas, mais capacidade de mobilização, luta em torno de um objectivo comum e a melhoria da qualidade de vida. Demonstrando às populações que apenas o PCP se assume como alternativa que defende os seus interesses .

Sendo 2009  um ano com várias eleições para nos batermos pelo reforço eleitoral do Partido e da CDU discutam-se formas de continuar a exercer uma oposição firme, constante denunciando  os erros e a inoperância do PS nas Juntas, Câmara e Governo, como manter, com todos os eleitos e candidatos PCP/CDU, uma forte ligação à população, aos trabalhadores  e às suas lutas, às colectividades, às diversas instituições, auscultando os seus legítimos interesses, dando voz aos seus protestos e reclamando a satisfação das suas reivindicações, essenciais a uma gestão democrática e participada;

Foram também aprovados objectivos para as próximas eleições autárquicas: Afirmar a CDU como alternativa à gestão PS em todo o Concelho, tendo como objectivo o reforço da CDU em votos, em eleitos e presidências, entre as quais a reconquista da Câmara e Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira.

 

Foi ainda eleita também por unanimidade a nova Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP. A intervenção de encerramento ficou a cargo do camarada Armindo Miranda membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.