saudao aos bombeiros

Saudação aos Bombeiros

saudao aos bombeirosEm sequência do violento incêndio que atingiu Cascais, no passado dia 16 de julho, provocando a destruição de cerca de 14 hectares de pinhal e mata e desalojando várias famílias dos 8 apartamentos afectados pelo fogo e pela água usada para o combater, o PCP apresentou, durante a última reunião da Assembleia Municipal de Cascais, uma Saudação a todos os bombeiros e diversos elementos da protecção civil e das forças de segurança. A saudação foi aprovada por maioria com os votos contra do CDS-PP.

Segue-se a saudação aprovada no passado dia 20 de Julho:

“As associações humanitárias de bombeiros voluntários assumem um papel insubstituível no contexto da proteção civil. Num quadro particularmente difícil como o que vivemos, único mesmo na história recente do nosso país, as associações de bombeiros continuam legitimamente a reclamar para si a vanguarda da proteção de pessoas e bens. Num momento de maior exigência e novos desafios, as corporações de bombeiros têm estado sempre à altura da sua responsabilidade dando uma resposta de grande competência e elevado sentido de serviço publico o que tem merecido por parte das populações e do poder local o justo reconhecimento. É importante não esquecer que num momento difícil onde as respostas às solicitações resultantes de uma pandemia se impõem, os nossos bombeiros nunca deixaram de continuar a fornecer serviços importantes como o transporte de doentes, a formação na área da prevenção e o socorro em diferentes contextos.

Foi o caso do passado dia 16 de julho, no concelho de Cascais, com o violento incêndio que provocou a destruição de cerca de 14 hectares de pinhal e mata e desalojou várias famílias dos 8 apartamentos afectados pelo fogo e pela água usada para o combater.

Um vez mais, ficou demonstrada a qualidade do trabalho desenvolvido pelas diversas corporações de bombeiros e entidades da protecção civil que, no terreno, garantiram a segurança das populações, havendo apenas alguns feridos ligeiros a lamentar,e evitaram que o número de casas atingidas pelo fogo fosse maior.

Assim, a Assembleia Municipal, reunida no dia 20 de julho de 2020, delibera enviar uma saudação a todos os bombeiros e diversos elementos da protecção civil e das forças de segurança que foram essenciais no combate a este incêndio e na salvaguarda da segurança das populações e dos seus bens materiais.”

Cascais, 20 de Julho de 2020

Assembleia Municipal de Cascais