2015 02 23 canil 1

Cascais: Por um gatil e canil municipal digno

2015 02 23 canil 1Na sequência de uma visita que a CDU realizou ao gatil e canil municipal, no inicio do mês de Fevereiro, onde apurou que não configuram instalações condignas para albergar os animais que ali se encontram, interveio na Assembleia Municpal a solicitar ao executivo da Câmara que desenvolva as diligências necessárias à criação das condições tidas como indispensáveis  que os animais que ali se encontram , assim como indispensáveis à saúde pública.

 

 

Intervenção da CDU, por Antonio Lemos, na Assembleia Municpal de Cascais

A CDU representada por mim, Antonio Lemos e pelo Vereador Clemente Alves, visitou no dia 6 de Fevereiro o serviço de veterinário e o canil e gatil municipal.

Visita em que fomos acompanhados pelo Sr. Dr. Pinto da Rocha e pelos responsáveis técnicos presentes nas instalações do canil e gatil municipal.

Na visita foi apurado que o canil e gatil municipal não configuram instalações condignas para albergar os animais que ali se encontram.

O canil e gatil, encontra-se permanentemente superlotado, com alguns animais confinados a uma jaula de arame com um metro de largo por um metro de comprido.

No gatil os gatos encontram-se enjaulados em jaulas minúsculas podendo viver nessas mesmas jaulas até morrer.

No gatil a areia sanitária absorvente não existe, estando a ser utilizada areia da praia, impropria e prejudicial á saúde dos animais.

Tanto no canil como no gatil há cães e gatos que vão viver em completo cativeiro até morrer, não existe um espaço que permita aos animais ver a luz do sol.

Existem partes do canil e gatil que apesar de aparentemente limpas detém um cheiro nauseabundo.

De acordo com informação recolhida junto do serviços veterinários, o veterinário municipal não dispõe do equipamento médico necessário para tratar animais feridos ou doentes que cheguem ao consultório.

Para tratamento dos animais feridos o veterinário municipal socorre-se dos serviços de veterinário da Associação São Francisco de Assis, embora não exista nenhum protocolo nesse sentido.

Não existe uma política definida para o controlo da população animal que vive na rua.

Em relação aos gatos, uma política do controlo de colonias de rua e de esterilização é fundamental e resolve grande parte do problema, uma vez que estes animais se organizam bem em colonia.

De referir ainda que alguns animais são resgatados pela Associação São Francisco de Assis mas que devido á falta de espaço e á maior dificuldade de adopção de animais de companhia, que se detectou a partir de 2012, muitos animais vão continuar em condições que não são as melhores para a sua vida.

Exmo. Sr. Presidente

Existem alguns exemplos municipais onde o canil e gatil bem como os serviços de Veterinários Municipais estão a implementar medidas importantes que deviam ser tomadas em conta tendo como exemplo o canil e gatil municipal de Sintra.

Consideramos como indispensável a criação de uma página na internet que divulgue atempadamente os animais recentemente capturados ou resgatados e os que aguardam adopção.

A CDU solicita ao Sr. Presidente da Camara que de uma vez por todas desenvolva as diligências necessárias á criação das condições tidas como indispensáveis para que os animais que vivem em cativeiro no canil e gatil municipal vivam com o mínimo de dignidade.

Uma sociedade que não respeita os seus animais é uma sociedade desumanizada!

 

Grupo Municipal da CDU

 

IMG 20150206 155951

IMG 20150206 160815