Debate dos projectos de lei do PCP: Reivindicações dos micro, pequenos e médios empresários

logo pcpA eliminação do Pagamento Especial por Conta para as micro, pequenas e médias empresas, o pagamento do IVA apenas no momento do recebimento em transacções com o Estado e o reembolso do IVA no mês seguinte ao seu pedido, propostas pelo PCP foram finalmente aprovadas pelo Parlamento, na generalidade. Reivindicações dos micro, pequenos e médios empresários reconhecidas pelo Parlamento pela acção do PCP.

Os projectos de lei apresentados pelo Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português recebem a unanimidade dos votos da oposição. Assim, o GP do PCP, cumprindo as suas promessas eleitorais, dá um contributo decisivo para a resolução de problemas, criados pela acção governativa do PS e da direita, que afectam a actividade económica e os empregos em milhares de micro e pequenas empresas.

Serão agora discutidas em especialidade as propostas do PCP de eliminar o PEC para as micro e pequenas empresas e a exigibilidade do IVA à Administração Fiscal, apenas no momento do recebimento das facturas nas relações em que o Estado é o adquirente dos bens ou serviços. Será também discutida a proposta do PCP para que o Estado passe a ser obrigado a devolver o IVA até um mês após a entrada do pedido.

É bom sublinhar que a aprovação na generalidade destas propostas resulta da perda de maioria absoluta do PS que no passado recente tinha sempre rejeitado estas propostas do PCP.

Este é um primeiro momento de um processo legislativo que prosseguirá com o debate na especialidade e que será concluido após a votação final destes projectos. O GP do PCP estará atento e tudo fará para que esta primeira vitória do micro e pequenos empresários não seja desvirtuada pelos interesses e negociatas que no passado impediram a concretização destas legítimas reivindicações