Maria Helena Chaínho Pereira nasceu em 5 de maio de 1949 no Monte da Várzea, na Freguesia de Santa Margarida da Serra, concelho de Grândola e faleceu na Amadora no dia 1 de novembro de 2018.
Filha de operários agrícolas, Helena Chaínho era a mais nova de nove filhos. A sua infância e grande parte da juventude foi vivida na terra natal, tendo vindo para a zona de Lisboa, à procura de emprego e melhores condições de vida, tendo exercido a profissão de empregada de escritório.
Aderiu ao Partido Comunista Português em Outubro de 1974.
Desenvolveu atividade política também no plano local: Era membro da Comissão Concelhia da Amadora, tendo integrado o seu executivo até 2003. Era membro da Comissão de Freguesia da Reboleira e foi eleita nas Assembleias de Freguesia da Reboleira e das Águas Livres. Atualmente era Presidente da Assembleia Geral da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Reboleira.
Os eleitos CDU à Assembleia de Freguesia de Águas Livres apresentaram o seguinte voto de pesar na sessão ordinária de 19 de dezembro de 2018, aprovado por maioria.