Eugénio Rosa divulga estudo sobre nova escalada, em Portugal, dos preços dos combustíveis

combustiveisprecos.jpgEstá-se a verificar em Portugal de novo uma escalada dos preços dos combustíveis. A justificação dada pelas petrolíferas, como é habitual, é o aumento do preço do barril do petróleo no mercado internacional. No entanto, se analisarmos a variação nos preços desagregados (isto é sem impostos e com impostos) concluimos que essa escalada está a ser determinada também pela subida dos preços sem impostos, ou seja, dos preços que revertem integralmente para as empresas, pois a subida nestes tem sido superior à registada na U.E. Como consequencia a diferença percentual entre os preços em Portugal e os médios na U.E. (diferença resultantes dos preços portugueses serem superiores aos da U.E.) aumentou, nos 4 primeiros meses, em 88% na gasolina 95 e em 28% no gasóleo. É essa a conlusão a que chegamos utilizando os dados oficiais disponibilizados pela Direcção Geral de Energia do Ministério da Economia.

Ler Estudo em PDF