ValorSul: Trabalhadores suspendem greve e continuam com a luta!

O Plenário de Trabalhadores da ValorSul realizado este dia 20 de Novembro decidiu suspender a greve, dando assim nova oportunidade à Administração de provar – com actos – a sua propalada disposição para negociar. No mesmo Plenário, os trabalhadores decidiram avançar com uma queixa-crime contra o Ministro da Administração Interna pela ilegal intervenção policial realizada contra os trabalhadores em luta. Os trabalhadores decidiram ainda da continuação da greve caso o processo negocial, que se inicia hoje com uma nova reunião com a Administração, não produzir os resultados exigíveis.

Os eleitos da CDU nas 5 câmaras abrangidas pela Valorsul tornaram no dia 19 posição pública de solidariedade com a luta dos trabalhadores.

Em Ler Mais podes encontrar a resolução do Plenário bem como a nota dos vereadores da CDU.

RESOLUÇÃO
Dos trabalhadores da Valorsul

Os trabalhadores da Valorsul reunidos em Plenário Geral no dia 20 de Novembro para fazer o ponto da situação do processo negocial e da greve que decorre desde as zero horas de dia 13, decidiram:

1.Repudiar a intervenção das forças policiais na Valorsul e apoiar a decisão do Sindicato de colocar à apreciação do seu Gabinete Jurídico a eventual apresentação de uma queixa-crime contra o Ministro da Administração Interna.

2.Dar nova oportunidade à Administração para provar com actos a sua efectiva disponibilidade negocial.

3.Suspender a greve às 24 horas de hoje.

4.Voltar à greve, em data a definir, caso a Administração volte a inviabilizar o Acordo.

5.Agradecer a solidariedade recebida de variadíssimas organizações e entidades, em especial dos trabalhadores dos municípios que se solidarizaram com a luta.

II

Solidariedade com os Trabalhadores da ValorSul

Os vereadores da CDU, eleitos na Câmara Municipal de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, reunidos para analisar a situação existente na empresa ValorSul – empresa que trata os resíduos sólidos destes concelhos – consideram inadmissível a utilização, por parte do Governo, das forças da GNR contra os trabalhadores da Valorsul no seu legítimo direito à greve e à defesa dos seus direitos.

Manifestam as suas preocupações ambientais pela forma como estão a ser depositados os lixos, sem qualquer tratamento, no aterro sanitário, num verdadeiro atentado à saúde pública.

Responsabilizam os Presidentes de Câmara do PS pela pressão exercida e exigem que estes tomem posição para que se inicie uma verdadeira negociação.

Exigem, também, uma rápida resolução do conflito, por parte do Governo, através de uma negociação séria, dado que a Administração da ValorSul se mostra incapaz de o fazer.

Manifestam a sua solidariedade com a justa luta dos trabalhadores da ValorSul.

Os Vereadores da CDU

Carlos Coutinho, Vila Franca de Xira