PedroVentura

Pedro Ventura, candidato CDU à Presidência da Câmara Municipal de Sintra

PedroVentura

Pedro Ventura, candidato CDU à Presidência da Câmara Municipal de Sintra

Natural do distrito de Viseu, nasceu a 15 de Abril de 1976. Tem 40 anos e mora em S. Pedro de Sintra (Sintra) desde 2000.

É licenciado em História-variante de Arqueologia e mestre em História Política e Económica do Século XX, pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Concluiu ainda um curso de pós-graduação em Direito da Água na Universidade de Lisboa – Faculdade de Direito.

Desde 2000 que é consultor científico ao nível do património arquitectónico, histórico, arqueológico e etnográfico em diversas empresas privadas e institutos públicos, tendo coordenado mais de 150 estudos de impacte ambiental em especial nas áreas de projectos turísticos, auto-estradas, linhas de alta tensão, barragens e redes de rega, emparcelamentos e campos de golfe, portos e marinas, áreas comerciais, aeródromos, energias renováveis, recuperação de minas, pedreiras e recuperação de edifícios e imóveis classificados com vista à sua musealização, entre outros, em Portugal e no estrangeiro.

Em 2003, por convite da UNESCO, foi co-coordenador do projecto de investigação arqueológico internacional ANSER (Antigas Rotas de Navegação no Mediterrâneo). Em 2005, colaborou na organização do Arquivo da Federação Mundial da Juventude e dos Estudantes órgão consultivo da ONU (Budapeste – Hungria), com o apoio da UNESCO.

De 2006 a 2009 foi Assessor do Vereador Baptista Alves na Câmara Municipal de Sintra. Desde Março de 2012 que é Vereador na Câmara Municipal de Sintra, tendo assumido os pelouros da Agência de Energia de Sintra, do Licenciamento das Actividades Económicas, Gestão de Mercados, administrador da Cultursintra (Quinta da Regaleira), administrador da HPEM e administrador dos SMAS de Sintra.

É membro da Associação de Amizade Portugal – Cuba, membro do Conselho Português para a Paz e Cooperação e sócio dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro de Penaferrim. É Militante do Partido Comunista Português, membro da DORL, membro do Executivo da Concelhia de Sintra do PCP.

Ler Intervenção de Pedro Ventura na Sessão de Apresentação da candidatura CDU