mini-AC23mar conf

Álvaro Cunhal: o homem, o intelectual, o artista, o militante

mini-AC23mar confOs promotores e o conteúdo da sessão cultural evocativa de Álvaro Cunhal, que se realiza no dia 23 na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, foram ontem tornados públicos. Numa conferência de imprensa realizada no Jardim de Inverno do Teatro Municipal de São Luís, em Lisboa, Armando Caldas, Fernanda Lapa e Samuel apresentaram, em nome da Comissão Promotora, as razões que levaram um vasto conjunto de personalidades das mais variadas expressões artísticas, da cultura, da ciência, do ensino, do desporto e do trabalho a promover uma homenagem a Álvaro Cunhal.

Nota da Comissão Promotora:

“Sessão evocativa – a dimensão intelectual, artística, humana e militante de Álvaro Cunhal

Um conjunto de personalidades – homens, mulheres e jovens – oriundas das mais variadas expressões artísticas, da cultura, da ciência e do ensino, do desporto e do trabalho, promovem a Sessão evocativa cultural de homenagem a Álvaro Cunhal, a ter lugar no próximo dia 23, às 15H, na Aula Magna da Reitoria Universidade de Lisboa, em cuja Faculdade de Direito Álvaro Cunhal fez a sua licenciatura, razão pela qual esta Universidade se associou à homenagem.

No próximo dia 10 de Novembro faz 100 anos que nasceu Álvaro Cunhal, uma das figuras mais marcantes da sociedade portuguesa no século XX e na passagem para o século XXI. Referência incontornável da luta pela liberdade, a democracia, a emancipação social e humana dos trabalhadores e dos povos. Álvaro Cunhal foi também o homem, o intelectual, o artista com um apaixonado interesse por todas as esferas da vida, nomeadamente, pela actividade de criação artística que se expressa nas suas obras, quer no plano da literatura, com o romance e o conto, quer no plano das artes plásticas com o desenho e a pintura, quer ainda no plano da reflexão teórica sobre a estética e a criação cultural.

Poucos portugueses marcaram tão profundamente a história do nosso país, razão pela qual este conjunto de personalidades independentes, decidiu promover a homenagem ao homem, ao intelectual, ao artista, ao militante. Na sessão cultural evocativa, um espectáculo cujo guião está centrado nos momentos mais significativos da vida e acção de Álvaro Cunhal ao longo de 92 anos, participam um conjunto de artistas que se quiseram associar a esta homenagem:

Ana Maria Pinto (cantora lírica), acompanhada ao piano por Joana Resende; Cândido Mota; Companhia de Dança de Almada; Hélder Moutinho com Ricardo Pereira, André Ramos e Yami; Janita Salomé e Vitorino com os Cantadores do Redondo; Joana Manuel; João Paulo Esteves da Silva; João Reis; José Wallenstein; Luísa Ortigoso; Magna Tuna Apocaliscspiana do ISCSP; Maria do Céu Guerra; Mário Laginha e Camané; Rita Lello; Samuel; Sebastião Antunes; Teresa Gafeira; Tavares Marques; Tim; Tocá Rufar com Rui Júnior; Uxia, acompanhada ao piano por Paulo Borges; Zeca Medeiros com Jorge da Silva, Gil Alves, Rogério Cardoso Pires e Manuel Pires da Rocha.”