O funcionamento deficitário da rede de saneamento no concelho de Torres Vedras tem sido um dos temas em que a ação do PCP vem sendo fundamental, na denúncia e acompanhamento das ações que visam o bem-estar das populações. A existência de um vereador da CDU na Câmara Municipal permitiu melhorar essa ação, mas os erros que se repetem podiam, e deviam, ser evitados. Vem ao caso o exemplo da Abrunheira, onde, incompreensivelmente, persiste o problema de esgotos serem canalizados para uma ribeira na aldeia e, desta, para o rio Alcabrichel.
Apesar de estar orçamentado pelo SMAS já em 2013, o principal do trabalho nas condutas só ficou realizado no início de 2015. Ainda assim, em setembro passado, o tema voltou a ser colocado em cima da mesa, já que apesar das infraestruturas estarem concluídas, os esgotos continuavam a ser despejados na ribeira, por ausência de um quadro elétrico e restantes equipamentos, situação em que o empreiteiro do SMAS não terá cumprido com os seus encargos. Depois várias interpelações em que o Executivo camarário não soube responder, veio anunciar em dezembro passado que o problema teria origem na EDP, visto que esta não havia respondido à solicitação de fornecimento de energia para a bomba da estação elevatória. Sem que nenhuma das entidades se tivesse preocupado com o encontrar de uma solução, nem sequer de caráter provisório, a população da Abrunheira vem sendo vítima de um diálogo de surdos onde duas questões nos saltam aos olhos:
-a propalada política ambiental da Câmara Municipal de Torres Vedras foca-se em anúncios de prémios devidamente engalanados pelo marketing das suas campanhas, quando a população do nosso concelho, sobretudo aqueles que vivem mais longe do centro, continuam a sofrer as consequências de uma despreocupação gritante com os seus problemas.
-a privatização da EDP, no quadro da entrega dos meios de produção energética ao capital e ao desejo do lucro, tem consequências negativas na vida quotidiana da população, que perde assim poder na resolução de problemas que, num outro quadro, deveriam ter sido resolvidos a seu tempo e a contento de todos os que vivem na Abrunheira, mas também ao longo do curso do Rio Alcabrichel. Finalmente, e num momento em que se aguarda que este assunto fique definitivamente resolvido, é de sublinhar que só a ação constante do Vereador da CDU na Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como a sua disponibilidade para ouvir e denunciar os problemas sentidos por toda a sua população, vão permitindo a existência de respostas claras e verdadeiras sobre os maus exemplos que persistem no nosso concelho.
Para esclarecimentos adicionais, contactar o Vereador Sérgio Cipriano: 917 015 884