Intervenção da CDU na Assembleia de Freguesia de Alcântara de 26-12-2013

Na Assembleia de Freguesia de Alcântara, realizada no passado dia 26 de Dezembro, os eleitos da CDU fizeram um primeiro balanço ao trabalho desenvolvido no âmbito dos pelouros da Habitação e Actividades Económicas, assumidos no Executivo da Junta de Freguesia.
No plano concreto do exercício dos nossos pelouros, foi destacado o Programa de Apoio a Pequenas Obras em Habitações, já aprovado e cujo Regulamento se encontra em fase de preparação, e a criação do Gabinete de Apoio ao Emprego e à Economia Local, dinamizado no âmbito do pelouro das Actividades Económicas e Economia Local e cuja instalação está em curso.

Foram também, abordadas diversas matérias tais como o mau estado em que se encontram as Escadinhas do CCR que ligam a Rua do Cruzeiro à Rua D. João Castro, a necessidade urgente de colocação de um corrimão central nas Escadinhas de St.º Amaro, o prédio degradado que ameaça ruir, junto ao cruzamento da Travessa Conde da Ribeira com a Rua da Academia Recreativa de St.º Amaro, a necessidade de colocação de uma passadeira na Rua da Junqueira, junto à paragem do Autocarro 56 e a ineficaz limpeza das ruas da freguesia que resulta do progressivo desinvestimento da Câmara Municipal de Lisboa, quer em meios técnicos, quer em meios humanos, indispensáveis para executar um serviço de varredura de qualidade.

Foram também apresentadas 4 Moções, a saber: “Rejeitar o orçamento do Estado para 2014 é um imperativo patriótico”, aprovada por maioria com os votos contra dos eleitos do PSD; “Pela melhoria das condições de trabalho da 2.ª Companhia do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, sedeada em Alcântara”, aprovada por unanimidade; “Requalificação urgente do Jardim Avelar Brotero (Jardim de St.º Amaro)”, aprovada por unanimidade; “Implicações para o poder local democrático acordadas para o concelho de Lisboa pelo PS-PSD”, que rejeitava a delegação de competências resultante da Lei 56/2012, que prevê a desorganização de sectores municipais estratégicos, tais como a Educação, Desporto, Acção Social, Limpeza Urbana, Espaços Verdes, e a consequente diminuição da qualidade dos serviços públicos prestados às populações. Esta Moção foi rejeitada com os votos contra dos eleitos do PS e do PSD.