foto3

Candidatos da CDU à CMO visitam Bairro da Pedreira Italiana

  Os candidatos da CDU à CMO contactam com a realidade do concelho. Desta vez foi o Bairro da Pedreira Italiana objecto da visita e tudo o que se ouviu e viu foi anotado. Assim se vai construindo o Programa que mais tarde será validado por quem nos vai falando…

  O grupo CDU não era numeroso. Dele faziam parte os candidatos municipais e outros elementos da CDU designadamente o candidato à presidência da Câmara, Daniel Branco, Pedro Namora, Nuno Boavida e Aníbal Guerreiro.

  O grupo estava preparado para falar com as pessoas de um bairro já era conhecido mas deteve-se, primeiro, numa situação inesperada pela sua relevância. Sabia-se que desde meados do ano passado as Hortas Municipais tem-se vindo a impor por iniciativa e exigência das populações. E ali estavam elas, viçosas e bem cuidadas. Daniel Branco conversou longamente com um hortelão…é mais um tema a tratar para integrar o programa da CDU. Anotaram-se várias situações, registaram-se aspirações e também queixas, nomeadamente com a ocorrência da instabilidade da qualidade da linha de água que lhes serve à rega…

  Depois seguiu-se a visita. O Bairro visitado é uma construção que corresponde à primeira A.U.G.I. (Área Urbana de Génese Ilegal) do concelho a sofrer processo de reconversão e a possuir alvará de loteamento. Este bairro localiza-se no centro do concelho, na freguesia de Caxias a sua área (22 ha) estende-se para além da parte consolidada (10 ha), sendo limitada a Norte pela auto-estrada, a Nascente pela ribeira de Barcarena, a Sul por Laveiras e a Poente por uma escarpa de aproximadamente trinta metros de altura.

  Neste bairro residem cerca de 1250 pessoas distribuídas entre 108 fogos e 44 moradias com infraestruturas, comércio e uma escola do ensino básico, que serve uma zona mais vasta da freguesia de Caxias.

  O Grupo da CDU foi visitando, vendo e anotando. O diálogo foi mais vivo e demorado nos estabelecimentos comerciais, com os proprietários. Tudo o que era ouvido ia sendo registado. Seguir-se-á a discussão do que foi ouvido. É este o estilo de trabalho da CDU.