Celebração da Festa do Avante! na Mouraria

Este sábado, a organização local do PCP de Santa Maria Maior celebrou a Festa do Avante! na Mouraria.

Vimos um filme que nos mostrou como foi a Festa de 1982 na Ajuda. Já na altura, a festa era uma coisa difícil de dizer de tão própria e única, como nos relembram alguns dos entrevistados do filme:

“É uma festa onde a malta convive, onde há alegria, onde toda a gente parece que se conhece. Não tenho visto coisa igual.”

“É uma unidade de toda a gente, é um encanto. É uma união que não tem explicação em lado nenhum.”

Discutimos os elementos essenciais da nossa Festa com o camarada Gonçalo Francisco do secretariado da Festa do Avante!.

Também apresentámos o boletim da nossa freguesia (A Marcha) e ouvimos algumas músicas com letras de Ary dos Santos, interpretadas por Maria Joana, acompanhada na viola e na guitarra portuguesa por Duarte Martinho e Gonçalo Narciso, músicos que vivem e trabalham em Santa Maria Maior. Convivemos e discutimos ao som das músicas do mundo do DJ Martelo.

A nossa festa é mágica porque a fazemos juntos. Somos participantes e construtores. Porque a sua construção é já a própria festa.

Uma coisa é certa: esta coisa difícil de dizer e que “não tem explicação em lado nenhum”, pode mesmo ser vivida nos dias 4, 5 e 6 de setembro na Quinta da Atalaia. Junta-te às jornadas de implantação e compra já a tua EP!