Trabalho, Honestidade, Competência, o slogan histórico da CDU nas eleições autárquicas, é uma marca distintiva, e unanimemente aceite da atuação dos candidatos e eleitos, da CDU no poder local democrático resultante do 25 de abril de 1974.
Também hoje, e aqui, na lista para a Junta de Freguesia do Turcifal às eleições autárquicas de dia 12 de outubro, esta é uma marca indissociável dos Homens e Mulheres que compõem esta lista. Apresentamos uma lista que alia a juventude, a dinâmica, e a capacidade de trabalho, com a experiência e o conhecimento profundo da freguesia e das suas necessidades.
O nosso objetivo principal é pôr em prática um dos lemas da CDU, “Viver melhor na nossa Terra”, e para isto queremos trazer para a ordem do dia os problemas que afetam a freguesia, os seus habitantes, e as forças vivas do nosso território, e reaproximar os decisores políticos locais da população. Só com a CDU de novo representada na Junta de Freguesia do Turcifal isto será possível.
Mais CDU é um selo de garantia de um melhor Turcifal! Mais CDU é um selo de garantia de mais democracia! Conscientes das principais responsabilidades de atuação da Junta de Freguesia, bem como das áreas que, não sendo da sua competência executiva, a sua intervenção é decisiva para uma rápida e correta resolução dos problemas, a CDU apresenta como principais propostas.
Propostas
Sobre a manutenção dos espaços públicos, com a CDU na presidência da junta iremos promover sessões de esclarecimento mensais em todas as localidades e povoações da freguesia para levantamento das necessidades mais prementes de cada uma delas, e assim poder planear e decidir quais as áreas de intervenção prioritárias na freguesia;
Promover a melhoria na recolha de lixo, e higienização dos contentores de resíduos sólidos por toda a freguesia;
Assegurar uma regular e efetiva limpeza das ruas nas diferentes aldeias da freguesia;
Encontrar uma solução que possa viabilizar a instalação de novas caixas de multibanco (ATM) na freguesia, o que também ajudará a dinamizar os locais onde estes ATM serão instalados;
Criar novos parques infantis nas aldeias da freguesia onde os mesmos ainda não existam;
Desenvolver programas de ocupação de tempos livres (OTL) para crianças e jovens durante as pausas letivas;
A promoção da cultura, do desporto e do associativismo é uma das principais responsabilidades da junta de freguesia, neste sentido, com a CDU na presidência, iremos propor, discutir e colocar em prática contratos programa de apoio com todos os clubes e associações da nossa freguesia. Não é apenas com apoios logísticos esporádicos a esta ou aquela iniciativa que o movimento associativo da freguesia se vai desenvolver, é necessário que estes apoios estejam definidos e sejam planeados anualmente para dar previsibilidade à atividade das associações.
Pelo trabalho que faz a nível do apoio social na nossa freguesia, uma das primeiras associações com a qual entendemos que é necessário efetivar este contrato programa é a Associação de Socorros da Freguesia do Turcifal, é indispensável que o trabalho efetuado por esta associação seja valorizado e apoiado pela junta.
Para a CDU, é inadmissível a inexistência de médicos de família na nossa freguesia. Iremos promover junto da população um abaixo-assinado com a exigência de um Médico de Família em permanência no centro de saúde da freguesia, e intensificar a intervenção junto da ULSO (Unidade Local de Saúde do Oeste) e da CM Torres Vedras, para que levem à tutela a necessidade imperiosa da reposição do Médico de Família, e restante pessoal de saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, etc… no Centro de Saúde da Freguesia do Turcifal.
Dinamizar, em parceria com a CMTV e a ULSO, atividades de promoção da saúde e prevenção da doença, nas escolas e núcleos seniores.
Promover formações em Suporte Básico de Vida e fornecer Desfibriladores Automáticos Externos (DAE) para as escolas e associações em atividade que ainda não disponham dos mesmos.
Garantir o direito à mobilidade em segurança é também uma das áreas de intervenção em que iremos apostar, assim, iremos exigir, junto das entidades competentes, uma melhor cobertura da rede de transportes públicos rodoviários na freguesia;
Lutar pela concretização de uma repavimentação integral da EN8 que passa pela nossa freguesia, nomeadamente no troço entre Catefica e Carvalhal, onde a estrada apresenta depressões acentuadas, desgaste e fissuras que levam a uma circulação muito insegura.
Reabilitação, pavimentação e limpeza de forma regular dos caminhos rurais (Ex: a estrada entre a Melroeira e a Freixofeira, e a estrada da Chapuceira, que há anos devia estar alcatroada na sua totalidade).