Em defesa da CARRIS, do Serviço Público de Transportes, dos Direitos dos Trabalhadores

A 19 de Novembro 2024, foi aprovada por maioria,uma recomendação apresentada pelo PCP na Assembleia Municipal de Lisboa, em defesa da CARRIS, do Serviço Público de Transportes, dos Direitos dos Trabalhadores.

Importa lembrar que no passado dia 14 de Novembro, os trabalhadores da Carris e seus representantes sindicais estiveram, mais uma vez, na Praça do Município reivindicando a melhoria das condições da Carris mostrando o seu desagrado por esta retirada de 4 milhões de euros previstos para investimento no serviço público de transporte, transferindo-os para a Web Summit.

A decisão recente do Executivo da CML de reforçar o apoio à WebSummit em 4 milhões de euros, retirando nessa alteração orçamental os mesmos 4 milhões à CARRIS (estando prevista para 2024, uma redução de mais de 19 milhões de euros, na despesa total), colide directamente com a necessidade de reforço financeiro que a empresa de transportes precisa, e a Recomendação da AML do início deste ano relembrou à CML. Apenas como exemplo, os referidos 4 milhões seriam suficientes para uma actualização salarial, ainda este ano, em mais 109€ para cada trabalhador quer da CARRIS quer da CarrisBus.

É nesse sentido, e tendo em conta que, para além dos resultados positivos dos últimos anos, o Conselho de Administração prevê, para 2024, obter um resultado líquido positivo de 1,2 milhões de euros, que é fundamental que a CML tome as medidas necessárias para dar resposta aos problemas da CARRIS e dos seus trabalhadores, investindo em meios físicos e humanos, e não depauperando a condição financeira da empresa.

Consulte aqui a recomendação aprovada:

Resultado da votação por pontos:

1 – Aprovado por maioria com votos contra do PSD, IL, PPM, CH, AL e CDS e com a abstenção do MPT

2 e 3 – Aprovados por maioria com voto contra do CH e com a abstenção do CDS

4 – Aprovado por maioria com voto contra do CH e com a abstenção do PSD, CDS, AL e PPM