transporteescolar20220209

Serviço dedicado ao transporte escolar

transporteescolar20220209A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, na sua reunião de hoje, uma proposta do PCP tendo em vista a criação pela Carris de um serviço dedicado ao transporte escolar. Esta proposta consta do Programa Eleitoral da CDU.

A proposta, aprovada por unanimidade, prevê que se inicie de imediato o estudo para a criação deste serviço, “com recursos dedicados e/ou potenciando a integração de serviços existentes, em articulação com os agrupamentos escolares da cidade”. Ainda segundo a proposta, em setembro de 2022, deverá ser implementado um projeto piloto, que inclua, estabelecimentos de Ensino de pelo menos dois agrupamentos de escolas da cidade”. Trata-se de garantir que a deslocação regular casa-escola e escola-casa de milhares de crianças e jovens da cidade possa ser assegurado com recurso ao transporte público, substituindo o transporte individual.

Os transportes públicos assumem uma importância central na promoção de uma mobilidade mais sustentável e menos poluente, contribuindo para um menor volume de emissões de gases e partículas para a atmosfera. Esta proposta insere-se neste desiderato. A sua concretização terá também um impacto positivo no apoio às famílias. A aposta no transporte coletivo, no serviço público de transportes, é um imperativo social, ambiental e económico.

Sublinhe-se que, de acordo com os últimos resultados do projeto municipal “mãos no ar”, que resulta na auscultação aos alunos dos estabelecimentos de ensino, em 2020, o uso do automóvel nas deslocações para as escolas, em particular no 1º, 2º e 3º ciclo, tinha uma preponderância acentuada.

A proposta prevê ainda o estudo das sinergias entre o serviço de transporte escolar a criar e “serviços de mobilidade de proximidade e de bairro”, assim como a possibilidade de serem criados circuitos especiais de transporte para a educação inclusiva.