O vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira, e o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, foram recebidos pelo superintendente Paulo Pereira e outro elementos da direcção do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP para se inteirarem das questões de segurança na cidade.
A CDU pretendeu ouvir os responsáveis da polícia sobre, nomeadamente, efectivos, esquadras, condições para o policiamento de proximidade e
questões relacionadas com o processo de instalação de câmaras de vigilância em Lisboa.
Os elementos da CDU defenderam a necessidade de reabrir as esquadras encerradas, especialmente a esquadra de Carnide, para garantir estruturas físicas que permitam o policiamento de proximidade e a manutenção deste género de serviços públicos nas diferentes áreas da cidade.
João Ferreira também questionou o tipo de garantias, em relação privacidade e às liberdades, no processo de instalação em várias zonas da cidade de câmaras de vigilância.
O superintendente Paulo Pereira afirmou que o processo será sempre da responsabilidade da PSP, cumprindo as directivas da Comissão de Protecção de Dados, e que em caso nenhum as imagens e as câmaras serão manuseadas por entidades privadas que possam ter acesso a imagens dos cidadãos.
A PSP revelou que, devido à situação pandémica, foi pedido um esforço de policiamento e fiscalização acrescidos à instituição, e que por causa do confinamento a criminalidade baixou significativamente. A PSP prevê retomar proximamente grande parte das suas acções de policiamento de proximidade.
Sobre a reabertura de esquadras, a direcção metropolitana da PSP justificou que não lhe cabia esse tipo de decisões, mas que não era expectável que as esquadras encerradas reabrissem.
João Ferreira garante que CDU vai bater-se pela reabertura da esquadra de Carnide
O candidato da CDU e o presidente da Junta de Freguesia de Carnide encontraram-se com dezenas de fregueses junto às instalações da esquadra desactivada e relataram a reunião tida com a direcção da PSP.
Fábio Sousa lembrou que tal como no caso do Centro de Saúde e da requalificação do centro da Freguesia foram possíveis reabrir devido à luta e insistência das populações e dos eleitos da CDU, a junta de freguesia não ia desistir de lutar para que o Governo cumpra a promessa de construir uma nova esquadra.
João Ferreira historiou todas as propostas e moções apresentadas pelos eleitos da CDU para que a esquadra de Carnide voltasse a funcionar. Lembrou que os vereadores do PCP conseguiram que a câmara municipal se comprometesse a fazer as obras, para criar condições para a esquadra abrir portas, mas apelou para a necessidade da mobilização das pessoas e da luta para forçar o Governo a reabrir a esquadra.