2021.02.24

CDU valoriza investimentos dos SIMAR no concelho, no valor de cerca de 3,7 milhões de euros

2021.02.24

Na última reunião de CMO, de 24 de Fevereiro de 2021 foram aprovados importantes investimentos, nomeadamente a substituição de condutas em Famões, a construção do Reservatório dos Pedernais e a aquisição de sete viaturas pesadas para recolha de resíduos sólidos.

São cerca de três milhões e setecentos mil euros com impacto direto no nosso concelho.

Não obstante as dificuldades com que os SIMAR se deparam desde há vários anos para cá, tendo em conta o agravamento do preço da água que é cobrado pela EPAL, bem como o exponencial aumento das taxas cobradas, quer pela recolha e tratamento de efluente e pelo tratamento de resíduos urbanos, agravamento esse, diga-se, que nunca foi repercutido na fatura dos seus clientes.

Um estudo divulgado recentemente pela DECO – Associação de Defesa do Consumidor demonstra que a gestão privada dos serviços de distribuição de água, saneamento e resíduos resultam em tarifas mais altas às populações. Dos dez municípios onde o preço é mais alto, todos tem uma solução de concessão a privados.

É nestes momentos, que reafirmamos que vale sempre a pena lutar, e neste caso concreto, que valeu a pena lutar em defesa dos SIMAR na esfera pública. Este  momento comprova que aqueles que em vários momentos atacaram os SIMAR, sempre com o objectivo de privatizar este serviço público essencial às populações, estavam errados.

A CDU saúda estes investimentos tão importantes para a melhoria do serviço que é prestado à população. Um serviço que se pretende ser público, gerido por uma entidade pública e que dê resposta às necessidades do nosso concelho.

Odivelas, 26 de fevereiro 2021

O Gabinete de Imprensa

Clique aqui para conhecer o texto integral da declaração de voto apresentada