Moinhos

Vereadores do PCP defendem a recuperação, qualificação e valorização do património dos moinhos de vento

 

MoinhosA Cidade de Lisboa já foi um lugar que contou com uma presença bastante significativa de moinhos de vento. Há cerca de um século e  meio, Lisboa destacava-se das restantes capitais europeias com o maior número de moinhos de vento no seu perímetro. 

 

Os moinhos de vento da cidade são testemunhos vivos da tecnologia pré-industrial, da evolução da economia e de relações de produção que antecederam, nomeadamente, o desenvolvimento da indústria moageira na cidade e na região.

 

O Plano Diretor Municipal de Lisboa identifica, na lista de Bens Imóveis de Interesse Municipal, um total de 10 moinhos ou conjuntos de moinhos de vento. Apesar dos elevados níveis de degradação que na sua generalidade registam, os moinhos de vento da cidade de Lisboa constituem edificações de inegável importância do ponto de vista paisagístico, simbólico e, ainda, na construção da identidade dos lugares.

 

A proposta dos vereadores do PCP que aguarda agendamento para discussão e votação, defende a implementação de uma Operação Integrada para a Recuperação, Qualificação e Valorização Social, Cultural e Urbanística dos Moinhos de Vento da cidade de Lisboa.

 

Consulte a proposta

 – Recuperação, qualificação e valorização do património molinológico (componente moinhos de ventos) da cidade de lisboa

 – Anexo da proposta