A CDU apresentou, na reunião de Câmara Municipal de Odivelas realizada a 30 de Setembro de 2020, uma Moção que reclama a regulamentação urgente do suplemento de insalubridade, penosidade e risco na Administração Pública e a sua atribuição aos trabalhadores da Administração Central e Local, que exercem funções nessas situações.
No texto da moção pode ler-se:
“No decurso da difícil situação de pandemia que vivemos, ficou demonstrada a importância da atribuição do suplemento de insalubridade, penosidade e risco. Os trabalhadores da Administração Local, dos Municípios e das Freguesias, dos diversos sectores, desde a proteção civil à recolha de resíduos, dos serviços de água e saneamento até à limpeza urbana, desempenharam, e desempenham, um papel essencial, sendo dos trabalhadores mais expostos ao risco de contágio durante a epidemia da covid 19, tendo um maior nível de penosidade e risco nas funções que desempenham em qualquer circunstância.
O papel dos trabalhadores das autarquias que asseguram os serviços essenciais, com forte exposição ao perigo, deve merecer, muito mais do que o aplauso de todos, a sua valorização efetiva em termos reais.”
Esta moção foi aprovada por unanimidade.