CRUZEIRO MEMÓRIA VIVA DO POVO DE ODIVELAS

CRUZEIRO MEMÓRIA VIVA DO POVO DE ODIVELAS

A História do Cruzeiro de Odivelas, também chamado de Memorial, remonta ao século XIV. Desconhece-se o seu significado real, não se sabendo se este foi edificado para ali descansar o caixão mortuário de D. Dinis ou se servia apenas para demarcar os limites territoriais da área jurisdicional do Mosteiro. Mas na realidade para os Odivelenses o seu significado é muito mais do que reporta a História.

Para os Odivelenses, o Cruzeiro é um marco de cultura, de vida, de história, muitos brincaram, namoraram, viveram e vivem junto ao Cruzeiro e não podem agora ser desrespeitados.

Parece-nos que a presidente da Câmara nunca gostou do Cruzeiro. Ignorando-o até como símbolo do Concelho.

Este monumento já havia sofrido uma grande desconsideração quando a maioria PS/PSD o decidiu retirar do logótipo da Câmara, substituindo-o por um coração, sem que se soubesse porquê.

E agora, a coligação PS/PSD na Câmara Municipal, numa atitude de claro mau gosto e falta de respeito pelo nosso património cultural, dá mais um grosseiro golpe neste símbolo da memória da população de Odivelas, decapitando as lajes que suportavam, protegiam e adornavam este monumento, e mais uma vez não sabemos o porquê.

Curiosamente, junto a este monumento o edifício antigo que deu lugar a um novo, com maior volumetria, passou de amarelo para cor-de-rosa. Ingénua coincidência!
Aquilo que poderia ser uma obra muito positiva e até valorizadora do monumento, acaba por lhe retirar imponência. Também a cor do novo Edifício deveria fazer ligação com os Paços do Concelho dando-lhe um carácter contínuo e integrado até porque se tratam de dois edifícios públicos.

Perdeu-se, assim, a oportunidade de valorizar o Cruzeiro, e contribuir para uma qualificação harmoniosa da zona e edificado envolvente.

Enfim, são muitos os desrespeitos a que a Câmara e a guerra institucional do PS submetem a população!

São muitas as oportunidades perdidas pela população de Odivelas!

A comissão de Freguesia de Odivelas do PCP considera que a cultura não pode ser ignorada, pois o património é a memória de um povo, que deve ser preservado e não ignorado.

O Cruzeiro é a memória mais viva do povo de Odivelas!

A Comissão de Freguesia de Odivelas do PCP exige que o nosso património seja respeitado e reposta a verdadeira essência do Cruzeiro, a imagem que marcou gerações e gerações de Odivelenses, a quem a Câmara Municipal de Odivelas deve respeito.

A Comissão de Freguesia de Odivelas 
do Partido Comunista Português

Odivelas, 06 de Novembro de 2007