Ponto 3 – Estação Elevatória para Drenagem dos Efluentes Domésticos
Uma Estação Elevatória para Drenagem dos Efluentes Domésticos é um equipamento essencial na nossa sociedade e nisto estamos todos de acordo.
Sabemos que, se os Efluentes Domésticos não chegarem aos locais onde serão tratados para posterior reutilização, cria-se um problema, pois os Efluentes seriam vazados para as Ribeiras, como é o caso que ainda acontece na Freguesia da Póvoa de Santo Adrião.
Uma Estação Elevatória nessa Freguesia é indispensável, pois irá contribuir para a valorização ambiental do Concelho e, em particular, da Póvoa de Santo Adrião, uma vez que muitas construções foram feitas abaixo das cotas que permitiriam o escoamento.
Até aqui tudo bem, só que as coisas, como em tudo na vida, não são tão simples.
O equipamento que se pretende construir comporta problemas devido à localização escolhida. Nos documentos de apoio a este ponto da ordem de trabalhos, é referido que “a estação elevatória foi concebida de forma a reduzir ao mínimo o impacto da sua implementação”. Mais à frente diz que “a instalação ficará ainda dotada de equipamento de remoção de cheiros que irá garantir a completa ausência de libertação de cheiros para a atmosfera.”. É um facto que não existe segurança técnica a 100% e quando se avariar esse equipamento que garante a eliminação dos cheiros, os mesmos vão para a atmosfera, sem sombra de dúvidas.
Estes riscos incontornáveis, são agravados pela localização pretendida, em pleno leito de cheias e no logradouro entre dois prédios, que aliás se encontram construídos sobre palafitas, para evitar problemas com as referidas cheias, acontecimento esse imprevisível. No primeiro Inverno rigoroso em que aconteça uma inundação forte, e temos um problema de saúde pública e danos materiais agravados.
Porque é que não se escolheu outro local mais adequado? Nos documentos de apoio é referido que espaço havia, as obras e o processo é que eram mais dispendiosos. É preferível poupar-se e construir um equipamento com a eficiência ameaçada, do que resolver, realmente, o problema.
A nosso ver era preferível e possível outra localização e, como tal, votaremos contra a Construção da Estação Elevatória e a Desafectação da parcela de terreno necessária, do Domínio Público e Anexação ao Domínio Privado do Município.
Odivelas, 14 de Setembro de 2006
João Figueiredo, Deputado Municipal da CDU