Escola Básica do 1º Ciclo “Serra da Amoreira” – 15/12/2005

PONTO 1 DA ORDEM DE TRABALHOS

Sr. Presidente da Assembleia e Srs. Deputados
Sra. Presidente da Câmara e Srs. Vereadores
Minhas senhoras e meus senhores

A CDU constatou que na Escola Básica do 1º Ciclo “Serra da Amoreira” (ex-escola n.º 2 da Ramada) existem as seguintes anomalias:

1. A cozinha tem mobiliário de madeira, com mais de 20 anos, em avançado estado de degradação, colocando em risco a saúde dos alunos que tomam refeições ali confeccionadas, aliás situação confirmada em relatórios elaborados pela senhora delegada de saúde de Odivelas.

Refere-se ainda que esta anomalia tem sido contestada desde 2002 pela Direcção desta escola e pela respectiva Associação de Pais. Nessa altura a Directora da Escola recebeu a informação da Câmara de que a substituição do mobiliário seria analisada “em função do Plano de Actividades de 2003 e respectivo orçamento”. Há cerca de um mês, a Associação de Pais recebeu resposta idêntica, mas remetendo para 2006. Na informação da Sra. Presidente aqui em discussão  é referido que esta obra ainda está em fase de projecto (ver pág.40/90). Três anos para projectar uma obra desta dimensão é o cúmulo da ineficácia ou desinteresse!

2. Em plena campanha eleitoral, a Câmara entregou nesta mesma escola sete computadores, prometidos há mais de 2 anos, que continuam embalados à espera que a Câmara proceda à necessária ligação e configuração, tanto para funcionamento em rede interna como para ligação à Internet, contrariamente ao referido na pág. 70/90 desta informação em apreciação, em que este equipamento é dado como em pleno funcionamento.

3. Por serem extremamente necessários ao ensino, foi solicitado pela Direcção da Escola o  aproveitamento de dois espaços que estão sem utilização. É uma obra simples, de muito baixo custo. Nos últimos 2 anos, a Câmara tem feito medições atrás de medições, mas a obra nunca mais se concretiza.

A nosso ver, fazer obra é mais importante que um discurso bem elaborado. Como diz o povo, “muita parra e pouca uva” não interessa a ninguém.

Se nesta escola o procedimento da Câmara é este, admitimos que nas outras escolas do concelho aconteça o mesmo, o que é perfeitamente inadmissível.

Odivelas, 15 de Dezembro de 2005

José Tudela, Deputado Municipal da CDU