Situação escolar dos bairros Cassapia e Quinta dos Cucus – Olival Basto – 22/03/2006

INTERVENÇÃO DOS VEREADORES DA CDU

Visita aos Bairros Cassapia e dos Quinta dos Cucos

Situação da População Escolar face à hipótese da mudança de Escola

Cumprindo o lema do compromisso eleitoral “Com a População Melhor Concelho” os vereadores da CDU continuam a visitar os bairros e instituições e a dar conta a esta Câmara das legitimas aspirações da população deste Município.

Sábado, dia 18 de manhã, dirigimo-nos aos bairros da Cassapia e dos Cucos.

Como é do conhecimento de V.Exªs estes bairros de génese ilegal, ficam na fronteira com Lisboa.

Esta população, embora vivendo em condições abaixo do aceitável manifestou a sua receptividade face a esta visita e ciente de que não nos encontrávamos ali em passeio de fim de semana, tornou-nos depositários das suas ansiedades e justas reivindicações. São bairros que estão no fim do mundo. Pendurados na encosta. Falta-lhes tudo. Os transportes colectivos não chegam lá. As ruas são estreitas, íngremes e perigosas. A não ser as pessoas, nada ali faz sentido. Se olharmos com atenção para todo aquele aglomerado de casas construídas em sítios impensáveis ficamos surpreendidos por ainda estarem de pé

As populações destes bairros, embora pertencendo à Freguesia de Olival Basto, pela sua localização melhores acessos e facilidade de transportes, têm matriculado até à presente data, as suas crianças na escola da Musgueira, onde além das aulas recebem uma refeição diária.

Neste momento, souberam através de fonte segura que as crianças que efectuarem a matricula pela 1ª vez seriam encaminhadas para a escola do Olival de Basto, não sendo seguro que as que frequentam a escola da Musgueira neste momento nela permaneçam.

Estes munícipes manifestaram-nos as suas preocupações e exigiram que nós nesta Câmara defendêssemos que esta situação fosse de imediato analisada pelos serviços competentes, para que no início do próximo ano lectivo, as aulas possam funcionar normalmente.

Os pais não se opõem à transferência dos alunos. No entanto querem, que as condições actuais de frequência no que respeita a transportes e alimentação, sejam garantidas.

Alertam desde já esta Câmara para a sua disponibilidade de não desistirem do que consideram justo. Fazendo-nos portadores desta sua preocupação avisam que estão alerta e que não cruzarão os braços.

Sabendo a importância destas pequenas/grandes questões para o cabal funcionamento dos serviços e preocupados com as suas consequências a nível do sucesso e abandono escolares, os vereadores da CDU defendem que este assunto seja tratado com urgência pois as matriculas já se iniciaram.

Odivelas, 22 de Março de 2006

Os vereadores da CDU