SALIMARG – 20/06/2007

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU

Ponto 15

Processo n.º 2 425/LO – SALIMARG

É do conhecimento público que os eleitos da CDU, nomeadamente os vereadores, são muito críticos quanto às políticas de urbanismo seguidas pela Câmara Municipal de Odivelas.

Hoje estamos perante uma urbanização de pequena dimensão, mas com uma importância notória, já que faz a interligação e o fecho da malha urbana – de génese ilegal – da envolvente.

Trata-se de um estudo de loteamento que vem do mandato anterior, o qual previa a possibilidade máxima de construção de 59 fogos, uns em moradias, outros em prédios de 4 pisos, estando já nessa altura previstos espaços de descompressão e vivência.

A proposta que hoje nos é presente traduz-se numa redução do número de fogos relativamente ao máximo de construção possível, o que por si só consideramos um factor positivo.

Com efeito, o processo hoje em apreciação, com vista à emissão do alvará de loteamento, prevê:

– A redução do número de fogos para 29, o que se traduz numa significativa redução da densidade habitacional;

– Um número de lugares de estacionamento superior ao estipulado em portaria;

– Que o urbanizador execute um parque infantil com tratamento da zona envolvente, com área de lazer.

Regista-se ainda o facto de estar prevista uma área para a instalação de uma actividade económica destinada a saúde, educação ou lazer.

Porque considerarmos que estamos perante uma urbanização cujo impacto para além de não ser negativo é harmonioso, onde haverá espaço para a vivência e convivência dos seus habitantes e porque sempre revelamos disponibilidade e abertura para aprovar novas edificações que, contrariamente ao que tem sido habitual, não constituam agravamentos na pressão urbanística e na degradação da paisagem urbanística, votámos favoravelmente este estudo de loteamento.

Odivelas, 20 de Junho de 2007

Os vereadores da CDU