Ponto 18
Cemitério de Odivelas
A situação a que se chegou no cemitério de Odivelas e em torno dele deixa os vereadores da CDU preocupados e perplexos.
Preocupados, porque é um serviço permanente que tem de ser prestado pela Câmara, obrigatório por Lei, e porque é uma situação muito sensível para a população em geral e em particular para os Odivelenses que aqui nasceram.
Perplexos, porque foi um assunto que nunca nos foi colocado em reunião de Câmara, e nunca nos foi apresentado qualquer projecto de ampliação do actual cemitério ou da construção de um novo para o Concelho de Odivelas. Pior, nunca foram dados sinais de um novo cemitério ou ampliação do actual, ser uma prioridade do PS e do PSD, as forças políticas que gerem a Câmara.
É para nós cada vez mais claro que há neste processo motivações estranhas à essência da resolução deste grave problema.
Deve ficar claro que os vereadores da CDU exigem muita responsabilidade no tratamento deste assunto e não é justo que um assunto tão grave seja utilizado por estas entidades como arma de arremesso.
Os vereadores da CDU, não podem deixar de responsabilizar o PS pela rotura a que chegou o cemitério de Odivelas, pois está há mais de uma década a gerir a Junta de Freguesia e há nove anos a gerir a Câmara Municipal de Odivelas.
Esta situação era previsível que ocorresse. O aumento urbanístico ocorrido no concelho provocou um aumento galopante da população facto que tinha de produzir esta situação. Agora é a rotura do cemitério, nas escolas já estamos há muito tempo em duplo, a saúde está também em rotura completa, outras roturas surgirão.
Lamentavelmente é assim quando não há planeamento, quando não há uma boa gestão de meios e quando não há investimentos selectivos, adequados ao aumento populacional, como aconteceu em Odivelas.
A problemática que envolve o actual cemitério, a sua ampliação e a construção de um novo cemitério para o Concelho, deve ser considerada uma primeira prioridade deste executivo, pois ele serve cerca de 80% da nossa população, com agravante dos outros cemitérios que existem, um na Póvoa de Sto. Adrião e outro em Caneças, estarem também com problemas de capacidade. A obra de ampliação deve ser de imediato iniciada e a construção de novo cemitério, deve ser também de imediato projectada e seguidamente planeada a sua construção.
É o PS o único responsável desta situação e é ao PS que cabe a obrigação da sua resolução. O que aqui verdadeiramente importa é que a população não seja prejudicada e que o PS faça aquilo que há muito já devia ter feito. Por estas razões os vereadores da CDU abstêm-se nesta proposta.
Odivelas, 31 de Outubro de 2007