A resposta do Sr. Luís Salmonete, Líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Odivelas publicada na edição de 9 de Março pp. revelam imprecisões ou lapsos de memória do seu autor que considero ter o direito de precisar.
Pretende Luís Salmonete dar a ideia de que o PSD é o partido que se apresenta livre de compromissos e desde sempre interessado em discutir a questão dos Serviços Municipalizados. Interessante! Mas na verdade o PSD não está livre de compromissos. O PSD tem até um forte e importante compromisso de ordem ideológica. O PSD é refém de uma visão neoliberal que privilegia as soluções de gestão que caminhem para modelos concessionados ou privatizados, numa óptica de mercantilização da água e de reduzir o Estado às suas funções mínimas. E há outras “amarrações”! O PSD também presidiu a Conselhos de Administração dos Serviços Municipalizados de Loures, também teve responsabilidades directas na gestão da Câmara Municipal de Loures e, em Odivelas, tem tido desde o início acordos de gestão com o Partido Socialista. Acordos que mantém no presente mandato.
Afirmar que no anterior mandato, em Conferência de Lideres, o PSD propôs o agendamento da discussão dos SMAS e os outros partidos recusaram é claramente mentir! E creio que isso não fica bem a Luís Salmonete. Não é de todo admissível! Sejamos claros: com efeito propôs mas a verdade é que todos concordaram com o agendamento! E é verdade que, igualmente todos concordaram em condicionar o agendamento com a conclusão de um estudo que a Câmara de Odivelas tinha mandado fazer.
E quanto à última Assembleia Municipal (23 de Fevereiro) não é verdade que o Sr. deputado municipal Luís Salmonete tenha sido “diversas vezes interrompido pela bancada da CDU no sentido de não continuar a falar” sobre os SMAS. O Sr. Deputado não foi interrompido e muito menos diversas vezes. A bancada da CDU limitou-se a usar uma figura regimental designada por ponto de ordem à mesa e pediu a esta esclarecimentos relativamente ao ponto em discussão. E sabe o Sr. Deputado Luís Salmonete que o ponto em discussão – Actividade e Situação Financeira do Município – se enquadra na discussão e critica à actividade realizada e não era propriamente isso que estava a ser feito pelo Sr. deputado municipal Luís Salmonete. Eu até percebo, aliás percebemos todos, a aflição e angústia em que o Sr. se encontra porque não sabe a quem no PS deve dar os recados mas, seguramente que poderá dá-los noutros locais…dispensando-me e aos meus camaradas, de os ouvir!
Refiro ainda que a CDU enquanto coligação de dois partidos –PCP e PEV- que inclui um significativo número de independentes, não tem, nem poderia ter, um responsável máximo. Neste sentido não é correcto da parte do Sr. Luís Salmonete atribuir a Ilídio Ferreira ou a qualquer outro eleito da CDU a designação de “responsável máximo da CDU neste concelho”.
Termino afirmando que tenho a convicção de que a CDU tem soluções para a situação dos Serviços Municipalizados de Loures. Soluções construídas com os interessados – os actuais trabalhadores dos SMAS e a população de Odivelas. Veremos (todos) que assim é!
Mª de Fátima Amaral
Deputada Municipal da CDU em Odivelas
Deputada Metropolitana da CDU na área metropolitana de Lisboa
9 de Março de 2006
Este artigo foi publicado no Jornal de Odivelas