Por falta de obras: Crianças da Codivel sem espaço de recreio

 Na passada segunda-feira dia 15 de Outubro, os vereadores da CDU na Camara Municipal de Odivelas realizaram uma visita à Escola Básica do 1º ciclo no5 de Odivelas / BernardimRibeiro, na Codivel.

Esta visita, acompanhada pela associação de pais, permitiu conhecer diversos problemas de manutenção deste equipamento.

Embora na Carta Educativa estejam previstas obras de ampliação e melhoramentos naquela Escola, as quais deviam ter sido realizadas até ao final de 2010, o facto é que tal não aconteceu.

O problema mais grave neste momento, já há muito identificado e comunicado às entidades competentes, é a impossibilidade das crianças utilizarem o espaço coberto do recreio em dias de chuva devido às infiltrações de água.

 

Esta situação foi comunicada pela Associação de Pais da escola à DRELVT no final do ano letivo anterior e, posteriormente, à Camara Municipal de Odivelas, com o objetivo de que qualquer intervenção pudesse ser efetuada durante a interrupção letiva do verão.

 

Não se tendo realizado qualquer obra, a Associação de Pais voltou a comunicar à CMO esta situação no final do mês de Setembro. Hoje tudo continua por resolver. Os pais continuam sem resposta e a época das chuvas está aí!

Os vereadores da CDU, preocupados com esta situação, questionaram ontem na reunião de Câmara a vereadora da Educação, que informou que a substituição do telheiro orça os 16 mil euros, mas que devido à lei dos compromissos não pode neste momento prever quando é que a obra será feita.

Para a CDU trata-se de uma situação absolutamente inaceitável. A CMO tem obrigação de acompanhar o estado das escolas e efetuar as obras necessárias. Como é que se explica que tendo a presidente da Câmara, anunciado aos quatro ventos o “verão em obra”, esta escola tenha sido excluída de qualquer intervenção?

As cerca de 150 crianças que frequentam a escola n.o 5, nos dias de chuva, vão ficar confinadas a um pequeníssimo espaço interior ou, como afirma a Associação de Pais “…os miúdos, só porque chove, ficam fechados no 1.º andar”

É inadmissível que a Câmara pague mensalmente cerca de 145 mil euros a uma Parceria Público-Privada e não tenha 16 mil euros para instalar um telheiro que permita, tão somente, que as crianças tenham um espaço de recreio…

A CDU repudia esta situação e manifesta o seu total apoio e solidariedade à Associação de Pais e encarregados de educação desta Escola.

A CDU- Odivelas

Odivelas, 18 de Outubro de 2012