Câmara de Odivelas não paga às Instituições Sociais

As instituições de apoio social, têm vindo ao longo dos anos a desempenhar, também no concelho de Odivelas, funções sociais próprias do estado e às quais este não dá resposta.

Neste sentido, amplas vezes os vereadores da CDU têm feito referência ao seu trabalho e à necessidade de apoio diário que estas têm.


O Programa de Apoio às Entidades Sociais de Odivelas (PAESO), para além de não atualizar os valores dos apoios (que se mantêm há largos anos), tem sido alterado no sentido de reduzir as linhas de apoio às instituições.

Estamos em 2013 e as candidaturas apresentadas para 2012 não foram ainda aprovados. O assunto esteve agendado para a reunião de Câmara realizada dia 19 de Setembro de 2012 mas acabou por ser retirado da ordem de trabalhos.

Na reunião do passado dia 30 de janeiro, os vereadores da CDU questionaram a Câmara Municipal quanto ao facto deste assunto não ter voltado para deliberação, tendo obtido como resposta por parte da vereadora Fernanda Franchi que tal se devia ao facto de a Camara não ter disponibilidade financeira para proceder ao pagamento dos apoios.

Os vereadores da CDU não aceitam esta explicação, pois consideram que se trata das opções e prioridades de quem gere o município. Face à atual conjuntura, em que a necessidade de apoio cresce desmesuradamente, em que as IPSS se veem a braços com inúmeras situações de redução de comparticipação quer por parte do estado quer por parte das famílias, a Câmara Municipal de Odivelas mantém na gaveta os apoios às instituições sociais, quando em contrapartida paga todos os meses cerca de 170mil euros à parceria publico privada para a construção de uma escola e um pavilhão.

Não bastam as palavras solidariedade e igualdade nos discursos da senhora presidente. É nos atos que se pode fazer a diferença.

Estas opções são, de facto, muito distintas das que a CDU teria. Para nós a prioridade é claramente apoiar as instituições que no terreno são confrontadas com as necessidades das famílias.

Os Vereadores da CDU

Odivelas, 5 de Fevereiro de 2012