Governo anuncia encerramento de esquadras da PSP em Lisboa retirando condições de segurança à população

Com o anúncio do Governo de mais encerramentos, a Organização da Cidade de Lisboa do PCP lembra que “as esquadras da PSP de policiamento de proximidade localizadas em vários bairros da capital têm desenvolvido um trabalho de combate à insegurança que se reflecte na diminuição da criminalidade. O anúncio do Governo PSD/CDS prevê o encerramento de 10 esquadras em zonas fundamentais da cidade como por exemplo em bairros municipais, o Bairro Padre Cruz em Carnide, o Bairro Quinta do Cabrinha em Alcântara e a Zona J em Chelas, onde a existência das esquadras é valorizada pelos habitantes pois é garantia de segurança e integração.”

“O índice que deve prevalecer não deve ser o número baixo de ocorrências, como o Governo indica, mas sim a diminuição da criminalidade que resulta de policiamento de proximidade, que é o factor que mais interessa aos lisboetas. Nenhum dos argumentos dados pelo Governo justifica a retirada de condições de segurança da população dos bairros e não podem ser os critérios economicistas a prevalecer.

O PCP não concorda com o encerramento das esquadras da PSP e lamenta que até este momento não se conheça a posição da CML relativamente a este assunto. A CML deveria exigir junto do poder central a manutenção destas esquadras no sentido de garantir a segurança da população lisboeta.”