Candidatos e Programa Eleitoral da CDU à Freguesia da Ajuda

Programa Eleitoral da CDU à Freguesia da Ajuda, Lisboa

 

 

 

Programa Eleitoral da CDU à Freguesia da Ajuda, Lisboa

Programa eleitoral da CDU para a Freguesia da Ajuda - Versão Intergral

 

 

 

Elaborámos um Programa conscientes das faltas e dificuldades que a nossa freguesia apresenta, falámos com muitas pessoas, observámos e refletimos.

A nossa grande preocupação é o bem estar da população, assim propomo-nos intervir em várias vertentes: Educação, Ação Social, Equipamentos Sociais, Coletividades/Desporto, Cultura, Segurança, Transportes, Infra-Estruturas viárias e Iluminação, Habitação, Juventude, Saúde e Saneamento, Espaços Públicos/Ambiente e Espaços Verdes, Património Histórico e Urbanismo e o Setor Económico.

Pretendemos trabalhar em parceria com todas as instituições da freguesia, pois só dessa forma conseguiremos um bom resultado, defendemos um modelo de gestão pública participativa.

O nosso trabalho, os nossos projetos, a opinião da população da Ajuda será publicado num boletim, distribuído por toda a população, e estará disponível na internet.

Iremos estar disponíveis para realizar atendimentos personalizados a toda a população Ajudense, sujeitos a marcação prévia, em dias, locais e horas a anunciar com antecedência.

Contamos convosco, para melhorar a vivência desta freguesia, para contribuírem para a concretização destas propostas, para percorrerem connosco um caminho diferente do traçado nos últimos 4 anos.

A CDU apresenta-se, assim, nestas eleições autárquicas com um programa eleitoral para a freguesia da Ajuda que dá corpo a um projecto alternativo que a cidade precisa.

 

A Educação, uma prioridade

 

A Educação é uma das nossas grandes prioridades, temos que apostar na formação das nossas crianças e jovens, envolvendo-nos com a comunidade escolar por forma a reforçar a ligação escola/meio. Assim propomo-nos:

  1. Apoiar as atividades pedagógicas de caráter curricular, visitas de estudo, transportes, festas escolares (abertura e encerramento do ano escolar, Dia Internacional da Paz, Dia Internacional da Música, Dia Internacional do Idoso, Dia Mundial do Animal, Implantação da República, Dia Mundial da alimentação, Dia da Biblioteca Escolar, São Martinho, Dia Internacional da Tolerância, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Natal, Dia de Reis, Carnaval, Dia Mundial das Doenças Raras, Dia Mundial da Árvore, Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Água, Dia Mundial do Teatro, Páscoa, Dia Mundial da Voz, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Dia Mundial da Terra, Dia Mundial do Livro, Dia da Liberdade, Dia Mundial da Dança, Dia Mundial da Criança, Dia de Santo António), organizando no inicio do ano letivo um Plano Anual de Atividades com os diferentes Jardins de Infância e Escolas da nossa freguesia.

  2. Desenvolver as Componentes de Apoio às Famílias (CAF), que decorrem nas escolas, em parceria com outras entidades, de forma lúdica e educativa, mas diversificada, apoiando as famílias.

  3. Constituir equipas de jovens universitários para apoio ao estudo (explicações) aos alunos do 2.º, 3.º ciclos e do secundário.

  4. Desenvolver em parceria com as diferentes coletividades e escolas programas gímnicos e musicais.

  5. Promover e apoiar as Associações de Pais, de forma a que possam contribuir para a dinâmica das escolas.

  6. Dignificar o parque escolar executando pequenas reparações.

  7. Intervir junto da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para, em conjunto, proceder à melhoria das condições de acesso às escolas, tendo como objetivo ultrapassar as barreiras arquitetónicas e os arranjos de maior porte.

 

Mais Ação Social, Melhores Equipamentos Sociais

 

Outra das grandes prioridades para a nossa freguesia é a Ação Social, propomo-nos:

  1. Combater a exclusão social, promovendo ações de apoio, integração e reforço da cidadania aos grupos sociais de risco e às minorias étnicas.

  2. Apoiar os mais idosos:

    • Criar um serviço de voluntários para apoio ao domicílio, acompanhamento ao médico, a tratamentos, à farmácia e às compras.

    • Criar, para os idosos que vivem sozinhos, através da teleassistência, um serviço de Apoio Noturno de Emergência para Idosos.

    • Promover iniciativas, desenvolvendo atividades que fomentem o convívio diário, através da Universidade Sénior, de incentivos à leitura, de aprendizagens artesanais, físicas e de partilha de saberes.

    • Proporcionar idas ao teatro, a concertos e ao circo.

    • Realizar passeios e estadias em várias zonas do nosso país.

    • Promover e apoiar programas desportivos, caminhadas, ginástica, dança e natação.

    • Participar na Ação Praia-Campo, em conjunto com a CML, de forma a proporcionar, idas diárias à praia e diversas atividades de interesse cultural, lúdico e recreativo, em Setembro.

    • Lutar pela criação de um Centro de Convívio e de Dia.

  3. Promover o convívio entre a população mais idosa e a mais nova da freguesia, desenvolvendo projetos de convívio entre as duas faixas etárias.

  4. Contribuir com ajuda psicológica, através de um psicólogo na Junta.

  5. Prevenir a toxicodependência, através de atividades que promovam uma vida saudável, longe dos problemas relacionados com o consumo de substâncias ilícitas, direcionado para grupos de jovens entre os 13 e os 24 anos de idade.

  6. Ajudar na procura de emprego.

  7. Participar na Ação Praia-Campo, em conjunto com a CML, de forma a proporcionar a todas as crianças da freguesia, entre os 6 e os 14 anos de idade, idas diárias à praia e diversas atividades de interesse cultural, lúdico e recreativo, durante as férias de verão.

  8. Promover atividades lúdicas para o mês de agosto, para crianças e jovens entre os 4 e os 12 anos de idade.

  9. Contribuir com várias atividades para que as pessoas com deficiência tenham melhores condições de vida, a nível individual e de integração.

  10. Promover ações de formação em temas pretendidos e/ou de maior necessidade para toda a população.

  11. Contribuir com ajuda jurídica, através de um advogado na Junta.

  12. Criar um projeto cujo lema será “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados.” Mahatma Gandhi

  • Isentar do pagamento da taxa de registo e licença, todas as famílias comprovadamente carenciadas que tenham animais a seu cargo;

  • Criar parcerias com Associações de Animais e ou Veterinários, de forma a conseguirmos preços mais reduzidos em vacinas, esterilizações, consultas e todas as intervenções necessárias aos animais;

  • Realização de Campanhas de Sensibilização dos Direitos dos Animais, de Adopção e Angariação de Fundos e todos os produtos necessários aos animais

 

13. Apoiar as escolas e instituições públicas e particulares de solidariedade social (creches, jardins de infância, escolas, e centros da 3.ª idade).

14. Apoiar as colónias de férias e outras iniciativas de convívio e lazer levadas a cabo pelas instituições.

15. Manter o balneário público em funcionamento, com a higiene adequada e incluindo lavandaria social e alguém que recolha e arranje roupa doada.

16. Assegurar o protocolo com a CML, para a manutenção dos Parques Infantis e remodelação dos que ainda não foram intervencionados, bem como avaliar a necessidade da instalação de novos equipamentos em zonas da freguesia que ainda não os têm.

17. Fazer um Parque com equipamento gímnico para a população adulta fazer a sua ginástica de manutenção.

18. Defender junto da CML a criação de um Centro de Convívio e Centro de Dia e um núcleo de apoio à comunidade.

 

 

Política Desportiva para Todos, com o Movimento Associativo

 

A nossa freguesia é rica em coletividades, onde as pessoas se podem encontrar e conviver, falando de tudo, pensando e refletindo. É nelas ainda que toda a população pode jogar, tanto jogos de mesa como jogos de campo ou em pavilhões.

O Desporto é uma atividade muito importante para o bem estar da população, com tantas coletividades existentes na Ajuda, cada uma com um espaço próprio para se desenvolver um desporto propomo-nos:

  1. Promover uma política de amplo acesso à prática desportiva, valorizando o seu papel formativo e educativo, em estreita colaboração com Escolas e Coletividades, rentabilizando os recursos existentes e potenciando o conhecimento e experiência instalados.

  2. Melhorar as instalações do Polidesportivo Eduardo Bairrada com a realização de obras de instalação de sanitários públicos e do piso do recinto de jogos.

  3. Assegurar a manutenção, preservação e segurança do Polidesportivo, assegurando a presença de um funcionário que também apoiará as equipas que utilizem o recinto.

  4. Lutar pela construção do Pavilhão Desportivo no espaço Eduardo Bairrada e por uma piscina com ginásio nas traseiras do Comité Olímpico, na Memória.

  5. Em relação às coletividades:

    • Intervir na área do desporto e das artes, criando condições, em parceria com as coletividades e outras entidades, para a prática de desporto, marchas, danças, teatro e/ou música.

    • Apoiar as obras de beneficiação das suas instalações, de modo a poderem ser utilizadas para as atividades culturais, recreativas e outras que possam servir para aumentar a presença de associados nas coletividades, como por exemplo, salas de estudo.

    • Fomentar intercâmbio entre coletividades, através de jogos, entre crianças, jovens e adultos.

    • Ajudar a criar uma sala de novas tecnologias de informação.

    • Colaborar com as coletividades no sentido de alargar o seu horário de funcionamento, para as diferentes práticas, sendo benéfico para todos: reformados, jovens, desempregados e outros.

    • Ajudar na divulgação das atividades.

    • Criar a “Semana das Coletividades”, a qual passa por expor em stands a vida de todas as colectividades da freguesia (poderá abranger associações e escolas e outras entidades da freguesia), assim como actividades a decorrerem durante o evento no polidesportivo Eduardo Bairrada e sua zona envolvente, poderá também enquadrar as finais de várias iniciativas anuais desportivas englobadas num programa.

    • Organizar, em parceria com as coletividades, caminhadas, sessões de ginástica de manutenção, cicloturismo e outras iniciativas no espaço verde do Monsanto, para toda a população.

  6. Criar um gabinete de terapêuticas naturais a preços reduzidos.

 

 

Valorizar a Cultura

 

A Cultura, já referenciada quando focamos a Educação, a Ação Social e as Coletividades, tem que ser valorizada. Defendemos a criação de oportunidades para que todos possam aceder, criar ou usufruir de todas as formas de expressão cultural. Assim, propomo-nos:

  1. Criar oportunidades para a participação, o usufruto e a valorização do património local e das expressões culturais, artísticas e recreativas.

  2. Promover as iniciativas de formação e divulgação no domínio das artes plásticas e das artes do espetáculo, como o cinema, o teatro, a dança e a música.

  3. Realizar exposições, resultantes dos diferentes trabalhos efectuados nos cursos de pintura, cerâmica, artesanato, fotografia e outros, cursos propostos pela Junta.

  4. Criar espaços de lazer, lutando pela construção de um Centro Cultural e Polivalente na freguesia, com vista à criação de momentos de convívio e de espaços para tertúlias, pintura, teatro, dança, cinema, música para todas as idades.

  5. Promover vários concertos e encontros de bandas musicais.

  6. Proporcionar à população a possibilidade de assistir a espetáculos de âmbito cultural.

  7. Comemorar o Dia Internacional da Mulher, o 25 de Abril e o 1º Maio.

  8. Realizar passeios a diferentes localidades do nosso país, no âmbito de um intercâmbio cultural, incluindo visitas a museus e outros espaços de património histórico.

  9. Apoiar as Marchas Populares, arraiais, contando com as coletividades da nossa freguesia.

  10. Realizar passeios de índole cultural com o objetivo de conhecer melhor a Freguesia da Ajuda e a cidade de Lisboa.

  11. Promover espectáculos de teatro itinerante pelas colectividades da freguesia.

 

 

Garantia da Segurança

 

A garantia da segurança da população é para nós muito importante. A segurança no domínio policial incumbe à Administração Central através da PSP e da GNR, mas as autarquias têm, a par de politicas próprias de combate à exclusão social, um importante papel na articulação de meios e recursos capazes de concorrerem para a segurança de pessoas e bens no seu território. Propomo-nos:

  1. Lutar pela abertura da Esquadra na Ajuda, contribuindo dessa forma para uma maior e melhor segurança dos cidadãos da nossa freguesia.

  2. Exigir maior vigilância policial na freguesia, nomeadamente nas zonas da freguesia onde se identificam mais problemas e junto aos estabelecimentos de ensino (creches, jardins de infância, escolas do 1.º ciclo e no Pólo Universitário).

  3. Apoiar projetos de apoio aos mais idosos.

  4. Manter em boas condições os muros, os gradeamentos e os passeios, para assegurar condições de segurança e acessibilidade da população.

  5. Sensibilizar a população para temática da segurança pública, nomeadamente na vertente da segurança rodoviária e proteção civil.

  6. Exigir a instalação da Sede dos Bombeiros Voluntários da Ajuda na nossa freguesia.

 

 

 

Transportes, Infra-Estruturas Viárias e Iluminação são fundamentais

 

A população precisa de uma rede de transportes que satisfaça as suas necessidades ao mesmo tempo que representam um elemento de fixação das pessoas, principalmente os jovens, e de ter as suas ruas em segurança. Assim propomo-nos:

  1. Exigir a manutenção da CARRIS como empresa pública de transportes, defendendo o transporte público para todos.

  2. Pressionar a CARRIS e a CML, para a necessidade de serem assegurados mais e melhores transportes na freguesia, nomeadamente, uma carreira na Rua do Cruzeiro e a extensão da Carreira 60 de modo a circular no Bairro do Casalinho da Ajuda.

  3. Pressionar para a expansão do Metro até à Ajuda, ao serviço da população e também do Pólo Universitário.

  4. Providenciar para que a CML mantenha em bom estado de conservação as passadeiras e proceda à pintura de novas, que sejam necessárias.

  5. Providenciar a manutenção e conservação dos passeios, em parceria com a CML.

  6. Pressionar a CML, para que a execução das obras nas ruas da freguesia sejam mais rápidas.

  7. Defender junto da CML, o aumento de lugares de estacionamento nas seguintes artérias: Rua do Cruzeiro, Rua José Magro, Rua D. João de Castro, Largo do Cantinho, Rua do Mirador, Rua José Osório de Oliveira, Travessa das Verduras, Calçada da Memória, traseiras da Rua João Castilho e zona envolvente da Igreja da Memória, entre outras.

  8. Defender, junto à CML, a repavimentação nas diversas artérias da freguesia, nomeadamente, Calçada da Ajuda, Travessa da Ferrugenta, Travessa do Pardal, ruas com números pares do Bairro do Alto da ajuda, entre outras.

  9. Defender, junto da CML, a construção de uma rotunda na Avenida Hellen Keller, com a Avenida Mário Moutinho e a Rua José Pinto Bastos.

  10. Propor à CML a introdução de alterações na sinalização existente, a fim de proporcionar melhores condições de segurança para peões e automobilistas.

  11. No sentido de melhorar as acessibilidades, facilitar o acesso aos cidadãos de mobilidade reduzida.

  12. Estar atentos às condições de iluminação, da responsabilidade da CML.

 

Mais Ajudenses, com mais e melhor Habitação

 

Uma outra prioridade é a fixação dos jovens à freguesia o que só será possível com o acesso a uma habitação a custos acessíveis. Também a degradação de parte do parque habitacional existente é uma preocupação para nós. Assim, a CDU propõe:

  1. Criar e dinamizar uma bolsa de dados das habitações desocupadas e devolutas de forma a encontrar soluções para diferentes problemas de habitação: a compra de casa para os ajudenses, o arrendamento prolongado para os habitantes da Ajuda mas também o arrendamento para os estudantes do Polo Universitário.

  2. Exigir da CML a assumpção das suas responsabilidades nos bairros municipais, concretamente no Bairro 2 de Maio, Casalinho e Caramão, realizando uma profunda intervenção nestes espaços nomeadamente no que concerne aos problemas relacionados com o saneamento básico, espaço público degradado e falta de obras de requalificação e manutenção dos prédios. Lutar para que as preocupações dos moradores com a falta de policiamento e incerteza relativamente à manutenção das rendas e possível compra de habitações sejam ouvidas e solucionadas.

  3. Propor aos proprietários obras em troca de um tempo de arrendamento.

  4. Exigir que a CML aumente e cumpra com as cotas obrigatórias de habitação a custos controlados, fixando e dando hipóteses aos jovens ajudenses a adquirir habitação própria ou arrendada na Ajuda.

  5. Apoiar os pedidos de intervenção de obras nas habitações degradadas, feitos pelas famílias mais carenciadas, bem como os pedidos de cedência de materiais, contribuindo dessa forma para a recuperação do degradado parque habitacional da freguesia, criando condições para que as famílias possam viver com dignidade.

  6. Sensibilizar a CML para a necessidade do reforço do protocolo de descentralização de competências para esta área, designadamente, para permitir a realização de pequenas obras em habitações particulares.

  7. Incentivar e divulgar todas as iniciativas de recuperação, pelos particulares, integradas em iniciativas municipais ou governamentais.

  8. Criar condições para o apoio aos arrendatários ajudenses atingidos pelos brutais aumentos de rendas decorrentes da nova Lei dos Arrendamentos.

  9. Insistir com a CML e com as empresas de gás natural para a colocação de gás natural em algumas zonas do bairro do Caramão da Ajuda.

 

Uma verdadeira política para a Juventude

 

Numa freguesia envelhecida, é cada vez mais fundamental propor-se soluções para os jovens que vivem mas também para os que estudam e trabalham na freguesia, de forma a incentivar e promover a fixação na Ajuda. Com o intuito de estimular, promover e potenciar as aptidões criativas, artísticas, desportivas, tecnológicas e recreativas da população juvenil da nossa freguesia procurando também o desenvolvimentos das suas competências pessoais e sociais, bem como o proporcionar de um programa de preenchimento e ocupação nos seus tempos livres, a CDU propõe:

  1. Criar ateliers de atividades que possam ir de encontro às suas necessidades e gostos, contribuindo para um aumento e enriquecimento significativo dos seus conhecimentos.

  2. Criar oficinas de formação para os jovens da Ajuda, leccionadas por mestres seniores de diferentes profissões.

  3. Reabrir o Espaço Jovem de modo a estimular o associativismo juvenil e a reunião espontânea de jovens, com condições logísticas que permitam a sua utilização como sede temporária para associações juvenis que se queiram formar.

  4. Fomentar e promover a organização e a realização de eventos na comunidade por parte de associações juvenis da Ajuda.

  5. Desenvolver e apoiar as iniciativas promovidas pelos jovens da freguesia.

  6. Dinamizar a Semana da Juventude, comemorando o Dia do Estudante.

  7. Incentivar e desenvolver as ações que visem fortalecer os laços de solidariedade entre os jovens da freguesia, bem como as suas capacidades e responsabilidades.

  8. Sensibilizar os jovens a nível ambiental de forma a proporcionar soluções para os problemas existentes nesta área.

  9. Criar um programa de ocupação de tempos livres renumerado para jovens estudantes que lhes permita um contato com o mundo do trabalho e a sua ocupação em tarefas socialmente úteis, criando um banco de voluntariado jovem.

  10. Apoiar os grupos de escoteiros/escuteiros sediados na freguesia.

 

Saúde e Saneamento: questões essenciais de desenvolvimento humano

 

Reforçamos a nossa luta de sempre na defesa do Serviço Nacional de Saúde, também na Ajuda, e o seu contributo para a defesa para todos do direito constitucional à Saúde. A saúde é essencial para a vida das populações e é da responsabilidade do poder central. Cabe à autarquia identificar, a cada momento, as necessárias respostas a dar às necessidades da população, neste domínio, e pressionar as entidades competentes para a resolução dos problemas. Para ter uma saúde de qualidade é também necessário um bom saneamento. Assim, a CDU propõe:

 

  1. Criar e divulgar programas e ações de educação para a saúde, da prevenção de doenças, da promoção de um estilo de vida saudáveis, entre outros, em parceria com entidades públicas e privadas.

  2. Divulgar ações de vacinação e de controlo de doenças crónicas (diabetes, colesterol, etc.), em parceria com o Centro de Saúde.

  3. Colaborar com a Administração Central de modo a dotar a freguesia de uma rede de infra-estruturas adequada à realidade.

  4. Colaborar com o Centro de Saúde nas sessões de esclarecimento pré-natal, planeamento familiar, enfermagem, optometria, entre outros, dinamizadas com recurso aos estudantes universitários destas áreas.

  5. Intervir com o Centro de Saúde, alertando e pressionando os responsáveis e autoridades competentes, para suprir as carências existentes.

  6. Incentivar as diversas entidades competentes e técnicos de saúde para que se façam rastreios periódicos.

  7. Desenvolver ações de prevenção na área da toxicodependência.

  8. Divulgar a necessidade dos donos dos cães manterem as ruas limpas.

  9. Solicitar à GNR que os cavalos que andam na via publica façam as suas necessidades em contentores próprios.

  10. Realizar ações que sensibilizem a população no sentido de não abandonarem os seus animais, não infligirem maus tratos, mantê-los saudáveis, com a vacinação em dia, devidamente registados e licenciados.

  11. Apoiar as instituições que se dedicam à proteção e recolha de animais abandonados através da oferta de diversos donativos (comida, mantas e medicamentos).

  12. Informar a população das regras de colocação do lixo nos contentores próprios e das horas mais apropriadas.

  13. Solicitar à CML maior limpeza urbana.

  14. Incentivar a população a manter uma freguesia limpa e florida.

 

 

Espaços Públicos, Ambiente e Espaços Verdes para Todos

 

A nossa freguesia não tem muitos espaços verdes, apesar de partilharmos o chamado pulmão de Lisboa, que é necessário manter e proteger. A CDU propõe:

  1. Insistir com o Instituto Português do Património e a CML, para o arranjo e embelezamento das áreas envolventes do Palácio da Ajuda.

  2. Criar, com a parceria da CML, mais jardins e zonas de lazer para crianças, jovens, famílias, idosos, aproveitarem e usufruirem de actividades ao ar livre e de convívio.

  3. Apoiar todas as medidas e iniciativas de sensibilização que visem a defesa do meio ambiente.

  4. Defender junto da CML a manutenção da descentralização de competências que nos permitam fazer a manutenção de mais espaços verdes e corresponder ainda mais às exigências da população.

  5. Solicitar à CML que se concretizem os projetos de requalificação dos espaços exteriores do Bairro 2 de Maio e o que falta no Casalinho da Ajuda.

  6. Criar grupos de trabalho para melhorar e dinamizar os espaços verdes.

  7. Insistir na concretização dos Projetos de requalificação:

    • Logradouro da Travessa do Moinho Velho

    • Espaço nas traseiras da Travessa da Memória à Rua 3 (Rua João Castilho)

    • Rua Giovanni Antinori

    • Talude da Rua Raul Proença

    • entre outros.

  8. Intervir junto à CML, para que em conjunto, proceda à melhoria das condições de acesso às escolas, Centro de Saúde, JFA e restantes edifícios públicos, tendo como objetivo ultrapassar as barreiras arquitetónicas (passeios e entradas com rampas de acesso e corrimão).

  9. Exigir que a CML cumpra os projetos vencedores do orçamento participativo no que diz respeito à freguesia no Rio Seco e nas faculdades.

  10. Transformação das diversas zonas expectantes existentes na freguesia em espaços ajardinados.

  11. Recuperar o moinho no Bairro do Casalinho da Ajuda e nos terrenos que o rodeiam, criando hortas comunitárias, assim como a recuperação dos Moinhos do Caramão.

  12. Apoiar a possibilidade da entrada gratuita no Jardim Botânico da Ajuda bem como a criação de novos espaços verdes na freguesia.

 

Defender o Património Histórico e um Urbanismo com qualidade

 

O património da nossa freguesia faz parte da História de Portugal, para além da importância que tem para nós, habitantes da freguesia, também é visitada por muitos turistas portugueses e estrangeiros, deveríamos mantê-lo no estado mais digno possível, para isso a CDU propõe:

  1. Pressionar os Órgãos competentes para a necessidade de se proceder a uma recuperação séria e total do Património Histórico da nossa freguesia, como é o caso da Torre do Galo, que necessita de intervenção na torre, no relógio, no galo e nos sinos.

  2. Acompanhar a atualização e execução do PDM e dos Planos de Pormenor das áreas envolventes ao Palácio da Ajuda, do Cruzeiro e Rio Seco, do Polo Universitário do Alto da Ajuda.

  3. Pressionar a CML para que seja criado um percurso turístico que ligue Belém à Ajuda através do Mosteiro dos Jerónimos, jardim Tropical, Igreja da Memória, jardim Botânico e Palácio da Ajuda.

  4. Dinamizar a divulgação dos outros monumentos e património da freguesia: chafarizes, pátios, jardins, moinhos, entre outros.

 

Mais desenvolvimento, com um Setor Económico mais forte

 

Na actual situação que o país atravessa, fruto de políticas ruinosas de sucessivos governos, o desenvolvimento local da economia é uma questão fundamental para o desenvolvimento e o avanço das condições de vida e de trabalho. O comércio e serviços, as micro, pequenas e médias empresas, as novas profissões e ocupações devem ser apoiadas e estimuladas. A CDU propõe:

  1. Incrementar uma política ativa de desenvolvimento económico, ajustada às potencialidades da freguesia, apoiando as empresas e atividades geradoras de emprego qualificado.

  2. Apoiar a criação de empresas vocacionadas para a prestação de serviços, nomeadamente, serviços domésticos, pequenas reparações, pequenos abastecimentos.

  3. Criar uma feira de artesanato periódica, ao domingo, na Travessa da Boa-Hora à Ajuda, conhecida como Rua da Praça.

  4. Estimular a criação de ninhos de empresas, dirigidos aos jovens e inter-ligados com o Polo Universitário da Ajuda.

  5. Valorizar o passado operário e industrial da freguesia

  6. Apoio e promoção da atividade no Mercado da Boa-Hora e no comércio tradicional ajudense.