PCP condena encerramento da Maternidade de Cascais

PCP condena encerramento da Maternidade de Cascais

A Comissão Concelhia de Cascais do PCP perante informações que perspectivam o encerramento da unidade de ginecologia e obstetrícia (maternidade) do Centro Hospitalar de Cascais e consequente transferência para o Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, manifesta o seu mais vivo protesto por esta intenção da Administração Regional de Saúde/Ministério da Saúde.

A perspectiva de encerramento desta unidade de saúde, corresponderá a um agravamento da prestação de cuidados de saúde às populações da área de influência do Centro Hospitalar de Cascais, e não possui qualquer justificação, dado actualmente serem ai realizados entre 1.300 a 1.500 partos por ano.

A Comissão Concelhia de Cascais do PCP, considera igualmente que eventuais transferências de recursos humanos, para outras unidades de saúde, mais não serão do que processos que visam o futuro encerramento desta unidade de saúde pública.

Desde já o Partido Comunista Português desenvolverá todas as iniciativas ao seu alcance, no sentido de manter a funcionar o serviço de ginecologia e obstetrícia do Centro Hospitalar de Cascais, destacando desde já a iniciativa do Grupo Parlamentar do PCP de questionar o governo do Partido Socialista sobre este previsto encerramento.

A acção de esclarecimento e sensibilização, que hoje aqui decorre, com a participação de Bernardino Soares, membro da Comissão Politica e Presidente do Grupo Parlamentar do PCP, insere-se já nas iniciativas a realizar.

A Comissão Concelhia de Cascais do PCP
Fevereiro 2007