XV Corrida da Tolerância “Correr com o Racismo”

capa.jpg

A Interjovem/Lisboa realizou hoje, dia 3 de Outubro, a sua XV Corrida da Tolerancia "Correr com o Racismo", este ano com o lema "Respeito, Integração, Solidariedade – Em luta pela Igualdade". Com a Interjovem, a Uniao dos Sindicatos de Lisboa e a CGTP-IN estão outras organizações como a Frente Anti-Racista, a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, a Associação das Colectividades do Distrito de Lisboa, o Conselho Portugues para a Paz e Cooperação, o Movimento Democratico das Mulheres, a Liga Operária Católica, a Voz do Operario, a Associação Portuguesa de Deficientes e a União de Resistentes Anti-fascistas Portugueses a promover este importante gesto colectivo. Esta iniciativa reuniu centenas de participantes, contando com três pontos de partida desde o Cais do Sodré até ao Palácio de Belém. Na linha de chegada os participantes contaram com actuações de dança e Hip Pop de grupos de jovens da ARACODI, Associação dos Residentes Angolanos no Concelho de Odivelas.

Esta iniciativa foi realizada considerando que muito há a fazer para que a igualdade de direitos seja uma realidade em Portugal, a Interjovem/Lisboa realiza esta iniciativa como forma de alertar a sociedade para a discriminagao nas suas mais variadas formas. Os direitos humanos e as liberdades fundamentais sao valores de Abril consagrados na nossa Constituição da Republica. Defendemos uma sociedade sem distingao de cor, lingua, cultura, genero, orientação sexual ou religião, uma sociedade de igualdade, de paz e dignidade.

Numa altura em que as liberdades e garantias democráticas são atropeladas diariamente e direitos laborais, o exercício das liberdades, os direitos políticos e sociais são postos em causa, em que assistimos a perseguições a dirigentes e activistas sindicais, os despedimentos de sindicalistas e trabalhadores, esta iniciativa desportiva e mais um contributo indispensável no quadro politico em que vivemos.

O desemprego, a precariedade laboral, os baixos salários e a fragilização dos direitos laborais sao pragas sociais e tambem elas formas de discriminação que temos de combater. Fazer desporto pela tolerância é uma saudável forma de intervir, solidária e colectivamente pela defesa dos valores universais da humanidade, pelo progresso, pela igualdade e pela justiça social. Fazer desporto pela tolerancia e repudiar o racismo e a xenofobia, e saber respeitar as minorias étnicas e os imigrantes. Porque entendemos que o desporto é uma das formas de sensibilizar a opinião pública para estas questões, promovemos esta iniciativa uma vez mais em Lisboa, como em anos anteriores. Centenas de pessoas vieram hoje aqui a Correr: a correr pelo gosto de correr, pelo gosto do desporto, pelo gosto de estar com os outros. 

Esta é a CORRIDA DA TOLERÂNCIA, a corrida da alegria: nao uma corrida de ganhar mas de cá estarmos, todos juntos! Nesta corrida todos somos campeões da tolerância: ninguém ganha, mas todos vencemos… Aqui, todas as medalhas vão para o respeito e para o gosto pelas diferenças, que afinal todos temos!  Esta corrida, é um acto solidário. Mas é tambem um acto corajoso para quem tem vontade de não cruzar os braços, para quem nao quer ficar em casa e "deixar andar".! É um gesto e uma certeza. A certeza de que o futuro é hoje, e está a passar por aqui! Hoje, traçamos mais um percurso nesta corrida de fundo que é Correr com o racismo!

dsc_0054.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

dsc_0104.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

dsc_0204.jpgdsc_0292.jpg