Uma delegação do Partido Comunista Português deslocou-se ontem à casa oficial do Primeiro-ministro com o intuito de lhe entregar mais de 4.500 postais contra o desemprego, recolhidos em Sintra no âmbito da campanha nacional “Sim, é possível! Lutar contra o desemprego”.
Não tendo sido recebidos pelo Primeiro-ministro, foram recebidos pelo seu assessor Artur Penedos.
O mesmo foi alertado para o facto do desemprego no concelho de Sintra atingir mais de 20.000 trabalhadores e a cada mês que passa ir-se tornando num flagelo social com graves consequências para muitos agregados familiares. Apenas 46% dos desempregados tem acesso ao subsídio de desemprego.
Foi ainda informado da grande aceitação popular da iniciativa do PCP que consistiu na assinatura de um postal contra o desemprego. Este postal reconhecia a justeza das posições do PCP. Nele se reclama do Governo PS uma política económica e social que:
– Contribuísse para a recuperação e o fortalecimento do aparelho produtivo e a defesa da produção nacional;
– Impulsionasse o emprego e melhore os salários, e as pensões sociais e reformas;
– Alargasse o subsídio de desemprego a todos os desempregados;
– Criasse novas delegações do IEFP nas cidades Agualva-Cacém e Queluz.
Perante todas as questões colocadas e tentando um compromisso, o assessor do Primeiro-Ministro apenas disse que o Governo está empenhado na resolução do problema do desemprego. Não adiantou a concretização de qualquer medida, apesar da insistência da delegação do PCP na necessidade de se criarem novas delegações do IEFP. A luta é o caminho e por isso o PCP irá continuar em defesa de uma política que rompa com a actual política de direita.
Cacém, 29 de Abril de 2009