CDU pelo direito a uma cidade limpa

Activistas e candidatos da CDU, incluindo João Ferreira, candidato à presidência da Câmara de Lisboa, Anna Almeida, candidata à presidência da Junta de Freguesia de Arroios, e as candidatas do PEV Cláudia Madeira e Raquel Coelho, realizaram uma acção de contacto com a população da freguesia de Arroios abordando propostas da CDU relacionadas com a limpeza e higiene urbana.

A Câmara Municipal de Lisboa, em 2012, transferiu para as juntas de freguesias competências suas, entre outras, no domínio da higiene e limpeza urbana. O PS e o PSD são os responsáveis por este modelo, que retirou responsabilidades da Câmara Municipal e as distribuiu por 24 freguesias.

De 2012 até hoje, tornou-se visível que não foram atribuídos às juntas de freguesia os meios necessários ao exercício pleno das suas novas competências. A Câmara Municipal perdeu capacidade de intervenção. Não há investimento suficiente nestas áreas, há descoordenação de serviços e falta de articulação entre a Câmara e as juntas. O resultado é o que vemos: lixo acumulado em muitas zonas da cidade, espaços verdes e arvoredo mal geridos.

A CDU tem propostas e soluções. No imediato, exige-se:

  • Mais investimento em meios humanos e materiais, nomeadamente na recolha do lixo, onde os meios existentes são manifestamente insuficientes, mas também na gestão do arvoredo e dos espaços verdes;
  • Valorização das condições de trabalho dos cantoneiros de limpeza, jardineiros e outros profissionais necessários nestas áreas;
  • Melhoria dos serviços de fiscalização;
  • Uma melhor coordenação com as juntas de freguesia, numa perspetiva de reforço das competências à Câmara Municipal;
  • Mais esforços no domínio da inovação, em termos de tecnologia e processos.

A CDU considera que a CML deve recuperar competências na área da Higiene Urbana e nos Espaços Verdes, recuperando toda a capacidade de intervenção à escala da cidade.