CDU anuncia primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Sintra

A Coordenadora Concelhia de Sintra da CDU anuncia o seu candidato à Presidência da Câmara Municipal de Sintra, Pedro Ventura, e a sua candidata à Presidência da Assembleia Municipal de Sintra, Ana Maria Alves, nas eleições autárquicas 2025.

Detentores de uma profunda ligação ao Concelho de Sintra, conhecedores da vida e da realidade diária de quem aqui vive e trabalha, os candidatos da CDU transportam consigo a clareza da consigna da CDU: Trabalho em prol das populações e do desenvolvimento do Concelho, Honestidade na vida política e no exercício dos cargos políticos, Competência no estudo dos problemas e nas propostas e projecto para o Concelho.

A candidatura da CDU, com o seu projecto político alicerçado com a população, na afirmação de soluções criadas com e para os moradores e trabalhadores do Concelho de Sintra, apresenta-se como o espaço democrático capaz de agregar todos aqueles que defendem o direito à saúde, à habitação, à tranquilidade, à limpeza urbana, à mobilidade, ao ambiente e ao desenvolvimento sustentável, à educação, ao desporto e à cultura.

A CDU, com o seu reconhecido trabalho junto das populações, assume em Sintra um papel decisivo que ao longo dos anos defendeu a valorização dos serviços públicos e combateu a sua privatização. É a CDU que leva aos órgãos municipais as exigências e preocupações da população do Concelho de Sintra. Disto sabem os trabalhadores municipais, os pais e encarregados de educação que encontram a CDU à porta das escolas, sabem os que utilizam os transportes públicos porque é também nas estações de caminho de ferro que encontram a CDU, sabem os trabalhadores que encontraram a CDU à porta dos seus locais de trabalho, nos seus piquetes de greve, sabem aqueles que nos Centros de Saúde do Concelho de Sintra, ou à porta do Hospital, desesperam pelo acesso aos cuidados médicos. A CDU esteve sempre lá e continuará a ser quem está presente nos momentos difíceis da vida de todos os dias.

Biografias dos candidatos

Pedro Ventura, 48 anos, reside no Concelho de Sintra desde 2000. É licenciado em História-variante de Arqueologia, pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestre em História do Século XX na Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e pós-graduado em Direito da Água (Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

Desde 2000 exerce consultadoria científica (Estudos de Impacte Ambiental, Planos de Pormenor, Planos de Urbanização, PDM, outros) ao nível do património cultural em diversas empresas/instituições privadas.

Em 2003, por convite da UNESCO, foi co-coordenador do projecto de investigação arqueológico internacional ANSER (Antigas Rotas de Navegação no Mediterrâneo). Em 2005, colaborou na organização do Arquivo da Federação Mundial da Juventude e dos Estudantes, órgão consultivo da ONU (Budapeste – Hungria), com o apoio da UNESCO.

Foi Vereador da Câmara Municipal de Sintra, com Pelouros atribuídos entre Abril de 2012 e Outubro de 2017, tendo assumido os pelouros das Actividades Económicas, Licenciamentos e Gestão de Mercados; Serviço Municipal de Informação ao Consumidor. 

No mesmo período foi ainda Presidente da Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES), Administrador da Fundação CulturSintra, Administrador dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Sintra (SMAS Sintra), Representante do município de Sintra na AMAGÁS e AMEGA., Administrador da empresa Higiene Pública, Empresa Municipal (HPEM), Vogal do Conselho Directivo da AMTRES (Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o Tratamento de Resíduos Sólidos), e Membro dos Órgãos Sociais e fundador da Associação Saloia (A2S). 

Entre 2016 e 2021 foi consultor nos SIMAR de Loures e de Odivelas.

É actualmente vereador na Câmara Municipal de Sintra com os pelouros do Gabinete de Intervenção das Cidades, Gabinete de Ambiente e Sustentabilidade Ambiental. É ainda vogal do conselho de administração dos SMAS de Sintra. É também presidente do conselho directivo da AMTRES e presidente do Conselho de Administração da EMES.

É também presidente da A2S e presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses. É sócio dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Penaferrim, da ACERT, do Centro Social de Tourigo IPSS, da Associação dos Arqueólogos Portugueses, e da Associação Conquista da Revolução.

É militante do Partido Comunista Português, Membro da Direcção Regional de Lisboa, do Executivo e da Comissão Concelhia de Sintra do PCP.

 Ana Maria Alves, 65 anos, reside no Concelho de Sintra, é professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Exerceu funções docentes no Concelho de Sintra, em várias localidades, desde os anos 80, ultimamente no Agrupamento Visconde de Juromenha, freguesia de Algueirão- Mem Martins. Fez parte de vários órgãos de coordenação e direcção, assumindo vários cargos pedagógicos, nos últimos cinco anos, exerceu funções na Direcção Geral de Educação, mais especificamente, na Direcção de Serviços de Desenvolvimento Curricular.

Ao longo da sua vida profissional realizou um trabalho de pesquisa de práticas pedagógicas que favoreciam o desenvolvimento integral de competências, processos cognitivos e atitudes dos alunos e a sua inclusão. Participou nos órgãos do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) e em várias lutas encabeçadas por aquela estrutura sindical.

Ao nível autárquico foi, várias vezes, candidata em listas da CDU, tendo sido membro, entre 2014 e 2017, do executivo da Freguesia de Algueirão – Mem Martins. Actualmente é eleita e líder da bancada da CDU na Assembleia Municipal de Sintra.

É membro da Comissão de Utentes de Saúde da freguesia de Algueirão – Mem Martins.

É membro do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres.

É militante do Partido Comunista Português, membro da Comissão Concelhia de Sintra do PCP e da Comissão de Freguesia de Algueirão – Mem Martins.