“Por Loures façamos da CDU o ponto de encontro de todos quantos gostam de Loures”.

O Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Sacavém acolheu este sábado, 1 de fevereiro muitas centenas de pessoas para assistir à apresentação pública do candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Loures Gonçalo Caroço.

Para além de Gonçalo Caroço, intervieram ainda, Marta Parente do PEV, Partido Ecologista “Os Verdes” e a finalizar a apresentação pública interveio o Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo.

As intervenções foram antecedidas de um momento musical por Joana Horta.

Intervenção de Gonçalo Caroço, candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Loures:

Queridos camaradas,

Queridos amigos e amigas,

Um primeiro agradecimento à Joana Horta pela participação. Uma grande artista e uma apoiante da CDU!

Um cumprimento a todos vós, que conscientemente entenderam estar nesta iniciativa da CDU, a primeira iniciativa pública em que participo enquanto candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Loures.

Quem me conhece, sabe bem que este desafio, que me foi lançado pelo meu Partido, o Partido Comunista Português, muito me honra pela confiança que em mim depositam para, num contexto exigente, mas exaltante, continuar o trabalho desenvolvido neste concelho ao longo de quase 50 anos pela CDU, pelos seus eleitos e ativistas.

A marca do trabalho da CDU é forte e é de confiança, é essa confiança e esse trabalho que queremos reforçar nas próximas eleições autárquicas no Outono deste ano.

Esta caminhada iniciou-se há pouco mais de um mês, mas a sua intensidade tem sido tão forte que parece que se iniciou há muito mais tempo. Foram muitos aqueles que ao longo deste tempo nos deram palavras de força, incentivo e confiança.

Foram já contactadas centenas de pessoaspara dar a conhecer esta candidatura e o candidato que a protagoniza e temos avançado de forma decidida no alargamento da CDU, enquanto ponto de encontro para construir um futuro de confiança em Loures.

Uma CDU que pela sua qualidade, conhecimento, honestidade, verticalidade e ligação ao Concelho e à população nos garantem uma CDU muito forte no concelho de Loures. Com os candidatos certos que nos garantirão que estaremos nesta batalha para vencer e para trabalhar por Loures, com todos e para todos.

Camaradas e amigos,

Nos últimos meses, o concelho de Loures, infelizmente, abriu telejornais, pelas piores razões, devido a diversas posições do atual Presidente da Câmara do PS que evidenciaram um discurso que deve ser totalmente rejeitado.

Uma proximidade com o CH que foi desde a tomada de posse uma evidência. Se a coligação para a gestão entre o PS e o PSD aparece de forma formal, com o Chega foi dissimulada, mas sempre muito firme, pode-se mesmo afirmar que ao longo destes anos o Chega vem fazendo as assistências para que o presidente da Câmara marque os golos, embora muitos deles possam ser considerados mais autogolos para o concelho, tal é a carga negativa que transportam.

Posições e afirmações segregadoras, injustas e desumanas, onde até afirmou que as crianças deveriam ser impedidas de tomar as suas refeições nas escolas, que procuram criar um clima de divisão e medo, de estigmatização e perseguição, que devem ser rejeitadas sem dó nem piedade por todos nós!

Sem tibiezas e com toda a verdade afirmamos que com a gestão da CDU teremos um concelho gerido com valores de Justiça Social, Humanismo, Solidariedade e Modernidade, ao mesmo tempo que seremos muito exigentes com as obrigações do Governo em áreas como a habitação, saúde, educação, segurança e nas políticas de apoio e integração de todos os que cá trabalham e vivem.

O PS, com o seu discurso, tenta esconder os problemas da saúde em Loures. A CDU denunciou e continuará a denunciar a completa passividade do atual executivo quando foram encerradas as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo ou a USF em Loures.

A mesma passividade que permite uma completa sangria de profissionais de saúde, particularmente de médicos e enfermeiros, levando a que neste momento diversos centros de saúde tenham apenas 1 médico de família para muitos milhares de utentes, como é o caso do Catujal e de Lousa.

São 60 mil pessoas que não têm médico de família, perto de um terço dos habitantes do concelho.

A CDU não desistirá enquanto não tivermos os médicos que necessitamos nas Unidades de Saúde do nosso Concelho, exigindo as respostas nos cuidados primários de saúde para toda a população em particular a população mais idosa, pessoas portadoras de deficiência, grávidas e crianças, sendo prioritária a abertura de dois serviços intermédios com meios de diagnóstico, um na zona Oriental e outro na zona Norte, onde a população se possa dirigir e ser atendida, libertando os Hospitais para situações de facto urgentes.

Os ataques ao SNS, o seu desmantelamento e os desvios de recursos públicos para os privados, terão na Câmara de Loures uma forte resistência que, com todas as suas forças, defenderá o SNS e o seu reforço em meios humanos e equipamentos.

Caros amigos,

O PS, com o seu discurso e prática, tenta absolver ora o Governo do PS ora o Governo do PSD e CDS, também das políticas para a infância, que são segregadoras e incapazes de resolver os problemas com que se debatem os pais e os seus filhos.

A CDU está aqui para afirmar que existem milhares de crianças que são excluídas das respostas de Jardim de Infância e de Creche em Loures, porque se perderam 3 anos para aumentar essas respostas, por falta de investimento da Administração Central e da própria Câmara Municipal.

Ano letivo após ano letivo, a situação deteriora-se e em setembro vamos assistir a milhares de crianças cujos pais não terão novamente nenhuma solução onde as colocar.

Nesta matéria, como em muitas outras, temos provas dadas. Foi com a CDU que este concelho viu crescer várias dezenas de novas salas do 1.º ciclo e de Jardim de Infância. Foi com a CDU que foram apresentadas candidaturas por parte das IPSS que previam a abertura de mais de 500 novas vagas de creche em Loures.

Este caminho tem de ser retomado, aumentando urgentemente o número de vagas existentes que permitam aos jovens casais sentirem que em Loures eles também são uma prioridade.

Camaradas e amigos,

O PS, com o seu discurso, tenta esconder a opção, que partilha com PSD/CDS/IL e CH, pelo mercado e a sua voraz especulação imobiliária.

A CDU está cá para defender o direito à habitação, um dos maiores problemas com que se confronta a população de Loures, para o qual a estratégia delineada pela CDU procurava contribuir com várias soluções, mas que o PS deitou para o lixo.

O dramático resultado está à vista. Aumentou a lista daqueles que requereram casa à Câmara Municipal, estando neste momento mais de mil agregados em lista de espera. Até ao momento, foram construídos Zero novos fogos de habitação pública e a população não consegue pagar as suas rendas devido à desenfreada especulação imobiliária, que manda e desmanda no mercado habitacional, continuando sem qualquer solução prevista pela atual gestão.

Importa relembrar que, tal como aconteceu nos últimos mandatos da CDU, os recursos públicos, em particular na Habitação, devem ser geridos de forma a impedir abusos que, longe de serem a norma, são utilizados como arma de arremesso sobre toda a população que vive nos Bairros Municipais.

É preciso de facto ter um grande descaramento para, com mentiras e demagogia que repetem sobre a gestão da CDU, tentar esconder as opções que só agravaram os problemas da habitação para a população em geral.

Loures precisa de ter casas com preços ao alcance das camadas médias, dos jovens e medidas que defendam os nossos idosos e as suas habitações.

É por isso que dizemos convictamente que precisamos de construir mais habitação pública, seja diretamente pela Câmara Municipal, seja através do IHRU e mesmo através do setor cooperativo, que aumente a resposta pública. É este o caminho alternativo que retira aos interesses especulativos a possibilidade de controlar e de engordar à custa dos recursos públicos e de todos nós.

Caros amigos,

Muitos nos têm feito sentir a sua preocupação com o serviço prestado pelos SIMAR na área da recolha de resíduos e do abastecimento de água, associando essa questão à falta de higiene, limpeza e varrição, tornando o espaço público feio e descuidado.

Nós acompanhamos essas preocupações. Temos vindo a assistir, na recolha do lixo e no fornecimento de água, a uma ineficiente resposta, decorrente da falta de investimento. Mas enquanto a prestação desse serviço se degrada, o PS na Câmara nem sequer hesitou em praticar os maiores aumentos de tarifas de água alguma vez vistos.

São já 22 por cento de aumento que a população paga, sem que ao PS isso cause qualquer preocupação social. Esses 22 por cento possibilitaram aos SIMAR ter mais 30 milhões de euros disponíveis todos os anos, mas em contrapartida o investimento em 2024 esteve abaixo do ano de 2021 ainda com a CDU.

Afinal, para que serve o dinheiro que todos os meses a população paga, alguma dela com grande sacrifício e dificuldade?

Será apenas mais um passo para tornar os SIMAR apetecíveis aos olhos dos privados que se digladiam para conseguirem mais lucros com o negócio das águas e resíduos?

Com a CDU, queremos deixar claro como água, que os SIMAR não são para desmantelar, os SIMAR não são para privatizar, os SIMAR não são para esvaziar. Connosco acabarão os aumentos brutais da fatura da água e os 30 milhões de euros a mais que os SIMAR cobram todos os anos passarão a estar disponíveis para o investimento na remodelação das redes de abastecimento, na colocação generalizada de moloks enterrados na recuperação dos carros de recolha de resíduos e na melhoria das condições de trabalho dos SIMAR.

Com a CDU o serviço público de qualidade é uma prioridade. Lançaremos um plano de modernização e maior eficácia dos serviços dos SIMAR, seja na recolha dos resíduos, seja no abastecimento de água.

Camaradas e Amigos,

Como todos sabemos só há uma alternativa possível a esta política e essa alternativa está aqui, é a CDU! É o espírito transformador e o projeto que a CDU comporta, que aqui nos traz hoje, que amanhã levaremos juntos da população, com que interviremos na gestão do município e com que voltaremos a fazer de Loures uma referência na Área Metropolitana de Lisboa e no País.

Com a CDU na Câmara assumiremos a imperiosa necessidade de melhorar a mobilidade. Não desistimos de trazer o Metro até ao nosso concelho, um projecto que está a marcar passo com o PS e com o PSD. Continuaremos a reivindicar o reforço e a melhor articulação do transporte rodoviário com o ferroviário, adequando a oferta às necessidades do território e da população com apoio de áreas de estacionamento que complementem a rede de transportes.

A promoção do transporte colectivo associada à reivindicação, junto do Governo Central, do caminho para a gratuitidade do transporte público, que hoje é uma condição essencial na melhoria das condições ambientais do território e da garantia do direito à mobilidade será aqui, como no País, uma das nossas bandeiras.

O direito à mobilidade implica pensar o espaço público e a sua requalificação. Caminho que a CDU iniciou que não teve continuidade neste mandato. É preciso devolver o espaço público à população levar as pessoas a saírem à rua, conviverem e criarem laços absolutamente determinantes para o desenvolvimento das nossas comunidades. Sacavém é bem um exemplo do muito que está por fazer.

Uma cidade envelhecida, a perder serviços públicos e comércio. Uma cidade sem vida. É preciso devolver a vida à cidade para parar com o definhamento de anos.

Sacavém tem de voltar a ser uma referência na Zona Oriental de Loures e da Área Metropolitana.

Mas o direito à mobilidade implica também pensar em soluções de estacionamento para os utilizadores do automóvel. O problema do estacionamento em diversas Freguesias, como aqui em Sacavém, tem de ter resposta por parte da Câmara Municipal de Loures.

Não queremos carros em cima de passeios impedindo a passagem dos peões, carrinhos de bebés ou cadeiras de rodas, nem queremos que a população desespere à procura de um lugar de estacionamento quando chega a casa.

Queremos um concelho em que a mobilidade seja um direito de todos.

Camaradas e amigos,

Loures precisa de retomar uma estratégia que contribua para garantir a todos, independentemente da sua condição económica, igualdade no acesso à arte, à música, à cultura, ao desporto, de acesso e convivência com a própria democracia.

Marca distintiva que construiremos com o Movimento Associativo Popular e com as Instituições e as escolas, que têm um papel cada vez mais determinante na área da cultura, da música, do desporto e das repostas sociais que não têm tido o devido reconhecimento nem pela Administração Central nem pelo Município de Loures.

Podem contar com a CDU para voltarmos em conjunto a fazer do nosso concelho uma referência nestas áreas, que serão prioritárias no próximo mandato em Loures.

Será a partir dessa estratégia que todos teremos a fruição de um território que alimentem vínculos, sentimentos de pertença e de compromisso com a terra.

E será essa fruição urbana e sentido de comunidade associada a espaços públicos aprazíveis, zonas verdes aprazíveis, iluminação pública adequada, serviços públicos de qualidade, policiamento de proximidade que se construirá o sentimento de segurança que toda a população precisa e tem direito. Entender a segurança apenas como uma questão securitária agrava apenas a situação por alimentar sentimentos de injustiças que se mantêm e agravam dia após dia.

Camaradas e Amigos,

A CDU apresenta-se com soluções que serão nos próximos meses trabalhadas, criando espaços de participação da população e dos trabalhadores da Autarquia.

É preciso cuidar dos trabalhadores da Autarquia, valorizá-los, valorizando os seus rendimentos nos limites possíveis, melhorando as suas condições de trabalho para prestarem um melhor serviço público e levando-os a participar na construção do concelho.

É preciso que se ergam as propostas e as soluções que corporizem a construção desta alternativa credível e capaz de trazer Loures para um lugar de destaque, onde já esteve e justamente deve voltar a estar.

Nesta candidatura vamos onde for preciso e falaremos com quem for preciso e as vezes que forem precisas para devolver a esperança à vida de cada um.

E será essa esperança, que queremos devolver a Loures e que alimentará o crescimento imparável da CDU.

A vitória da CDU em Loures está ao nosso alcance, nas nossas milhares de mãos que estão já prontas para, com confiança, alegria, seriedade e honestidade trazer muitos mais para esta dura batalha eleitoral.

Mobilizemo-nos! Que cada freguesia, cada bairro, cada rua, seja palco de iniciativas, partindo dos problemas concretos: o buraco na estrada, a calçada inexistente, a deficiente recolha de monos e de resíduos, o Lar que não se constrói, a creche que falta, o parque degradado ou o terreno que pode ser utilizado para usufruto público.

A CDU é a força política onde devem convergir todos aqueles que se batem pelo direito à habitação, à saúde, à educação, à mobilidade, à cultura, ao desporto, ao lazer e ao ambiente e por uma estão autárquica democrática, mais justa, mais humana no concelho de Loures.

Por Todos. Com Todos. Por Loures façamos da CDU o ponto de encontro de todos quantos gostam de Loures.

Viva a Cidade de Sacavém

Viva Loures

Viva a CDU!

Veja aqui a intervenção completa de Paulo Raimundo Secretário-Geral do PCP:

https://www.pcp.pt/em-loures-cdu-alternativa-ao-desastre-da-gestao-ps#foto4