No início de Novembro do ano passado, eleitos do PCP visitaram a Doca de Pedrouços, onde se encontraram com pescadores que ali exercem a sua atividade, alguns deles há décadas.
Estes pescadores e armadores receberam um ultimato por parte da Administração do Porto de Lisboa e da CML para saírem dos armazéns que actualmente ocupam, para a guarda das artes da pesca, até ao final do mês de Novembro. A solução que lhes foi apresentada, a utilização de contentores, não responde, de forma alguma, às suas necessidades.
Está previsto para aquela área o desenvolvimento de um projeto denominado de Hub Azul. Para o PCP, não faz qualquer sentido que projetos ligados ao mar desconsideram a atividade piscatória.
Neste sentido, a recomendação apresentada os Eleitos do PCP, e aprovada por maioria, delibera recomendar à CML que atue conjuntamente com a APL no sentido de proporcionar uma solução viável e permanente, que possibilite a continuidade da atividade piscatória na Doca de Pedrouços, e que, durante o período a decorrer até à sua concretização, se proceda à instalação temporária em espaço alternativo condigno e aceite por eles, bem como que contemple nas futuras obras urbanísticas de implantação do «Hub Azul», o melhoramento das infraestruturas ligadas à atividade piscatória, dotando o atual espaço das devidas condições para o exercício daquela atividade, que, por falta de manutenção das estruturas, encontra-se num avançado estado de deterioração.
Consulte aqui a proposta:
Votação:
Ponto 1 aprovado por maioria
- Voto contra da Iniciativa Liberal e abstenção do PSD, MPT, Aliança e Chega. A favor os restantes partidos.
Ponto 2 aprovado por maioria
- Votos contra da Iniciativa Liberal, Aliança, CDS e abstenção do PSD, MPT e Chega. A favor os restantes partidos.