Malaposta

CDU volta a defender a gestão municipal da Malaposta

Foi aprovada na última reunião de Câmara Municipal de Odivelas, realizada no dia 2 Novembro de 2023, a concessão da gestão e exploração da Malaposta a uma empresa privada. A CDU votou contra, tendo sido aprovada com os votos a favor de PS e a abstenção de PSD e Chega.

Com esta aprovação a Câmara Municipal de Odivelas perdeu a oportunidade de
reverter a concessão a privados da gestão do Centro Cultural da Malaposta. Concessão esta que vai durar pelo menos 4 anos e pode chegar aos oito anos, ou seja até 2032, muito para lá do final deste mandato, que termina em 2025!

A CMO escolhe, mais uma vez, o caminho da desresponsabilização da promoção de
política cultural pública, em que a Malaposta pode ter um papel fundamental. Ao avançar com esta proposta a Câmara Municipal de Odivelas priva o concelho de um espaço público que se poderia constituir como um importante impulsionador e garante da prática e fruição culturais, entregando-o a um programador e gestor privado, cujo interesse assenta na obtenção do máximo lucro, nomeadamente no rendimento da bilheteira.

Para a CDU, ser autarca é ser gestor da coisa pública e não vendedor, emprestador ou
agente intermediário. A CMO persiste nesta política do «entreguismo», de se desfazerem dos equipamentos públicos.

Para nós a defesa deste equipamento é uma prioridade, assim como o nosso firme
propósito de reverter o processo de concessão, e tal advém do compromisso que
assumimos para com os odivelenses de defesa do espaço e interesse público, de respeito pelos públicos de teatro, sociedade civil, defesa de uma cultura que não seja a do lucro ou do retorno imediato, dependente das bilheteiras, do mero entretenimento, do show off, da festarola, do vedetismo televisivo.

Por isso reafirmamos o que os eleitos da CDU, ao longo de todos estes anos sempre
afirmaram, defenderam e continuam a defender e a pugnar por um desenvolvimento e ação culturais que envolvam as populações e os agentes culturais locais, um projeto
cultural abrangente e agregador, dinâmico e que tenha como interlocutores os agentes locais. O nosso lema é que a Cultura é de todos e para todos.