PSP

pela Segurança das populações de Odivelas

PSPNo passado dia 12 de Maio, a Direcção Concelhia de Odivelas do PCP e o Deputado do PCP, António Filipe, reuniram com o Comando da PSP em Caneças para discutir questões relacionadas com a segurança da população de Odivelas.
O agravamento das dificuldades sociais, aliada à falta de meios das forças policiais são é responsável pela crescente insegurança sentida no Concelho.

A Direcção Concelhia de Odivelas do PCP, encontrou-se segunda-feira, 12 de Maio com o comando da PSP no concelho na esquadra de Caneças. O encontro contou com a presença de dirigentes locais do PCP, nomeadamente, Carla Silva eleita na Assembleia de Freguesia de Odivelas pela CDU, Armindo Fernandes, Presidente da Junta de Freguesia de Caneças, Ilídio Ferreira, Vereador da CDU na Câmara Municipal de Odivelas, Deolinda Santos do Comité Central e DORL do PCP e responsável pela organização concelhia de Odivelas e ainda o deputado do PCP e Vice Presidente da Assembleia da Republica António Filipe, também membro do Comité Central do PCP.
Na base deste encontro estiveram as preocupações do PCP relativamente à segurança da população que aumenta de dia para dia no Concelho de Odivelas. Essas preocupações assentam no conhecimento do aumento dos assaltos e outras ocorrências deste nível que têm lugar por todo o Concelho, alguns deles com violência e uso de armas de fogo e ainda novas formas de roubo de automóveis, cujos condutores são muitas vezes sujeitos a momentos de grande angústia e perigo além de perderem as suas viaturas.
Este encontro confirmou as preocupações da Concelhia do PCP, sublinha-se no entanto o profissionalismo, a dedicação e empenho dos agentes e graduados da PSP, que actuam e cumprem a sua missão com meios “à tangente” como ficou claro nesta reunião.
De acordo com o relato da situação, o PCP considera que os meios e o número de agentes destacados no concelho estão muito aquém do necessário para pôr em prática uma estratégia de prevenção que exige polícia de proximidade, só possível com meios humanos que permitam um patrulhamento mais visível. Também as instalações das esquadras de Odivelas e Pontinha estão muito longe da dignidade exigível ao funcionamento dos profissionais da PSP.
A Direcção Concelhia do PCP, continuará a pugnar por melhores condições de segurança das populações e seus bens e ainda dos comerciantes que frequentemente vivem em situações de sobressalto e insegurança vendo-se espoliado dos seus haveres, agravando as já de si tão difíceis condições económicas.
Na Assembleia da Republica o nosso Grupo Parlamentar colocará ao Governo a exigência de dotação das esquadras do nosso Concelho com os meios e agentes necessários e voltará a reivindicar a criação da divisão da PSP de Odivelas, passando para o Concelho o Comando que agora é sediado em Loures.
Associando o aumento da insegurança à crescente degradação da situação social, ao desemprego, ao aumento do custo de vida, ao desalento de muitas e muitas famílias provocado pela politica do Governo PS, continuaremos a nossa luta, sem tréguas contra estas políticas de direita, pelas quais o PS optou e de que o seu governo chefiado por José Sócrates é protagonista.
No próximo dia 15 de Maio a organização Concelhia leva a efeito várias acções de esclarecimento sobre a verdade do flagelo da precariedade no trabalho e, continuaremos no concelho a campanha Nacional do PCP “Basta de Injustiças”, alargada à denuncia das graves alterações que o Governo quer impor às leis do trabalho e tudo para apoiar e mobilizar os trabalhadores para a manifestação de protesto da CGTP no próximo dia 5 de Junho em Lisboa.