CONTRA 0 ENCERRAMENTO DAS URGÊNCIAS DE PEDIATRIA NO HOSPITAL BEATRIZ ÂNGELO

O Hospital Beatriz Ângelo desde o início do seu funcionamento que enferma de problemas no atendimento nas urgências, com longas horas de espera, devido à escassez de recursos humanos e à falta de resposta dos centros de saúde no que concerne aos cuidados primários e complementares.

Com a passagem para a esfera pública esses problemas não só continuaram como se agravaram, com a saída de muitos profissionais em busca de melhores condições de trabalho oferecidas pelo sector privado, continuando o Governo numa atitude de não querer saber, nem tomar medidas que permitam à administração deste e de qualquer hospital público manter o pessoal médico, administrativo e auxiliar.

Foi neste quadro que tomámos conhecimento do encerramento das urgências de pediatria, depois de mais um encerramento das urgências gerais e reencaminhamento dos doentes urgentes para outras unidades hospitalares. Desde logo manifestamos a nossa preocupação e oposição a esta medida, reiterando que o Governo tem de tomar urgentemente todas as medidas necessárias de modo a contratar os profissionais de saúde que possibilitem assegurar os cuidados de saúde imprescindíveis.

Assim, os vereadores da CDU propõem que a Câmara Municipal de Loures, reunida a 1 de Março de 2023, delibere:

  1. Manifestar a sua total discordância com o encerramento das urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo;
  2. Exigir ao Governo que tome todas as medidas urgentes que permitam contratar os profissionais necessários para assegurar o atendimento urgente neste hospital.

A moção foi aprovado por unanimidade.