Realizou-se no dia 1 de Dezembro o Fórum CDU Beato – Educação, no Espaço Ideias, uma iniciativa que contou com a participação de activistas da CDU da freguesia, professores, encarregados de educação, monitores, antigos alunos e, sobretudo, gente preocupada com a realidade educativa do Beato.
Durante a tarde, ouviram-se palavras de quem conhece de perto essa realidade, porque a vive diariamente: os projectos pedagógicos, as características particulares da população escolar, a terrível situação em que se encontram as escolas das Olaias e Luís António Verney, a precisar urgentemente de obras de requalificação para lá de outras intervenções absolutamente necessárias (das instalações eléctricas deficientes aos pavimentos em mau estado, das paredes degradadas às janelas que não funcionam), bem como o esforço desenvolvido pelos trabalhadores das escolas para cumprirem a sua missão.
Abordaram-se, no entanto, muitos outros aspectos para lá daqueles que se limitam às paredes das escolas: de como são precisas melhores condições de vida e de trabalho para os encarregados de educação – a começar pela valorização dos salários, mas também os horários de trabalho, a habitação, a alimentação, o direito ao descanso – ou de como o acesso ao desporto e à cultura contribui decisivamente para a integração, a solidariedade e a participação das crianças e jovens.
João Ferreira, vereador na Câmara Municipal de Lisboa, lembrou no final do Fórum que há responsáveis por esta situação e que o que interessa, no contexto que hoje existe, é procurar desde já resolver os problemas que atravessam as escolas. Da retirada do amianto, que continua à espera de aprovações para poder avançar, ao reforço das condições dos refeitórios das escolas para que as refeições possam ser confeccionadas nos próprios espaços, dos monitores de CAF e AAAF que têm de ser integrados nos quadros às medidas que são necessárias para garantir que não continuamos a ter crianças sem professores ao mesmo tempo que persistem professores por colocar. Estes e muitos outros problemas têm soluções possíveis de realizar, mesmo aqueles que pareciam nunca vir a encontrá-la: o que foi alcançado com os manuais escolares em todo o País é bem ilustrativo disso.
A resolução destes problemas será mais facilmente garantida com a acção interventiva de todos: no dia a dia, na escola, mas também no plano institucional, nomeadamente participando nas reuniões abertas dos órgãos municipais e da freguesia. Deste encontro, que teve como primeiro objectivo conhecer e partilhar conhecimento sobre a realidade educativa, ficou clara a disponibilidade e vontade dos agentes educativos presentes para lutar em defesa da escola pública, fundamental para ultrapassar as desigualdades sociais e económicas, e para transformar a realidade, em prol do desenvolvimento harmonioso e integral das crianças.